Muitas pessoas que viajam de automóvel, comboio, barco ou avião sofrem por vezes de enjoo do movimento, cujos sintomas podem incluir uma sensação de náusea, vómitos, transpiração e diarreia.
O movimento do veículo perturba a relação entre aquilo que os olhos vêem e o que o mecanismo de equilíbrio no ouvido interno sente. Os olhos adaptam-se ao movimento, ao contrário do ouvido, pelo que os «sinais» dos olhos e do ouvido não coincidem.
Não há cura para o enjoo do movimento, mas podem tomar-se medidas para evitar ou aliviar uma crise.
Tome um comprimido contra o enjoo pelo menos meia hora antes de partir em viagem. Tenha em atenção que alguns destes comprimidos contém uma substância que pode provocar secura na boca e obstipação; outros contêm um anti-histamínico que em alguns indivíduos causa sonolência.
Não viaje de estômago vazio nem beba bebidas alcoólicas. Tome regularmente pequenas quantidades de líquidos, a fim de evitar a desidratação, e procure ingerir alimentos sólidos em pequenas doses antes ou durante a viagem.
Se começar a sentir-se indisposto, não tente ler ou escrever num autocarro ou num automóvel. Contudo, procure manter o espírito ocupado; constituem distracções úteis os jogos, brinquedos, puzzles e música gravada, especialmente para a criança que enjoa.
Nas viagens de automóvel, olhe para fora pelo vidro da frente do carro. Olhar para os objectos que perpassam pelas janelas pode ainda piorar a sensação de náusea. Fixe os olhos no horizonte, e não nos objectos que se encontrem perto, pois isso ajuda a manter a imobilidade da cabeça e diminui a sensação de náusea.
Em caso de enjoo do movimento, eis alguns conselhos sobre o que deve ou não deve fazer:
Não permita que fumem no carro, pois o cheiro do tabaco pode desencadear o enjoo. Não fale na possibilidade de enjoar em frente de alguém que seja susceptível ao enjoo.
Leve sacos de plástico para o caso de as medidas preventivas falharem. Mantenha o carro bem arejado: abra a janela ou as entradas de ar. Sente-se na parte mais estável do veículo: num autocarro, ao lado do condutor; num automóvel, no banco da frente. Num navio ou barco, fique no convés, em vez de ir para a cabina.
O enjoo do movimento raramente constitui um problema nos grandes aviões a jacto. Contudo, se tiver tendência a enjoar, procure obter um lugar afastado das janelas, junto de uma das coxias.
Sente enjoo quando passeia de barco??
Isso já não existe mais… é só instalar um estabilizador no barco, pode ser giroscopico ou de aletas, vale a pena… veja no site abaixo:
http://www.excelnautica.com.br