Todos os dias são criados vírus de computador, desde worms, a keyloggers, a cavalos de Tróia. Tudo isto para nos incomodar e semear o caos nos nossos sistemas operativos. Em baixo deixamos uma lista dos vírus mais relevantes em termos de quantidade de máquinas que infectam ou das suas capacidades de danificar o sistema operativo.
Como referimos anteriormente, são criados novos vírus todos os dias, logo é quase impossível ter uma lista actualizada dos mesmos. O melhor é estar atento a qualquer mudança no seu computador e manter o seu anti-vírus sempre actualizado.
Vírus: Trojan.Lodear
É um cavalo de Tróia que tenta fazer download de ficheiros remotos. Irá inserir um ficheiro .dll no processo “EXPLORER.EXE”, causando instabilidade no sistema.
Vírus: W32.Beagle.CO@mm
É um worm de envio em massa de e-mails que baixa as configurações de segurança. Pode eliminar chaves relacionadas com a segurança no registry ou bloquear o acesso a sites relacionados com segurança.
Vírus: Backdoor.Zagaban
É um cavalo de Tróia que possibilita o computador comprometido a ser utilizado como um proxy oculto que poderá degradar o desempenho na rede.
Virus:W32/Netsky-P
Um worm de envio em massa de emails que se propaga enviando-se a si própria aos endereços de email contidos no disco rígido local.
Virus: W32/Mytob-GH
É um worm que tem duas funcionalidades, envia e-mais em massa e explora a backdoor IRC da plataforma Windows. As mensagens enviadas pelo worm são escolhidas aleatoriamente de uma lista que inclui títulos como: Suspensão de Conta de Email, Medidas de Segurança, Suporte a Membros, Notificação Importante, Notificação de Limitação de Conta, etc.
Vírus: W32/Mytob-EX, Mytob-AS, Mytob-BE, Mytob-C, and Mytob-ER
Esta família de worms envia e-mais em massa e, ao mesmo tempo funciona como um cavalo de Tróia que explora a backdoor IRC da plataforma Windows, semelhante ao W32/Mytob-GH. Este mantém-se continuamente activado no computador e fornece um servidor backdoor utilizado pelo intruso para aceder e tomar controlo do seu computador remotamente através dos canais IRC. O vírus propaga-se enviando e-mails com cópias de si próprio, em anexo, aos seus contactos.
Vírus: Zafi-D
É um worm de envio de e-mails em massa e um worm peer-to-peer que se copia a si próprio para a pasta de sistema do Windows com o nome “Norton Uptade.exe”. Pode criar inúmeros ficheiros na pasta de sistema do Windows, estes ficheiros são constituídos por 8 caracteres aleatórios seguidos de uma extensão DLL. W32/Zafi-D copia-se a si próprio com o nome de “2005a new!.exe” ou “winamp 5.7 new!.exe” para as pastas com nomes que contenham a palavra “partilhar”, “enviar” ou “musica”. W32/Zafi-D irá mostrar uma mensagem de erro falsa com o titulo “CRC: 04F6Bh” a dizer “Error in packed file!”.
Vírus: W32/Netsky-D
Um worm que envia e-mails em massa e que possui a funcionalidade de IRC backdoor que pode também infectar a computadores com a vulnerabilidade do LSASS (MS04-011).
Vírus:W32/Zafi-B
Um worm de e-mail e peer-to-peer que se copia a si próprio para a pasta de sistema do WIndows com um nome aleatório. O worm testará a presença de uma ligação à Internet, tentando aceder ao site www.google.pt ou www.microsoft.com. Este worm pode apresentar diversas mensagens de erro.