Em casos extremos como explosões, fogos, inundações e outros desastres naturais, a recuperação do disco rígido ou dos ficheiro é bastante difícil. No entanto existem processos de recuperação de discos após desastres semelhantes aos utilizados nos discos que foram reparados.
De acordo com especialistas na recuperação de ficheiros, o volume de dados a recuperar pode ser imenso. A maioria das organizações e empresas afectadas por um desastre normalmente são confrontadas com diversas falhas de discos em simultâneo. Isto também é frequente na maioria das empresas que se encarregam de recuperar os seus dados, em que efectuar backups é rotina. Seja qual for o caso, o software para desastres irá auxilia-lo na procura de uma solução. A perca de dados num desastre natural só pode ser prevenido se efectuar backups para um local remoto.
Inúmeras organizações e firmas encerravam o negócio ao perderem os dados devido a um desastre natural, pois reconstruir os ficheiros de clientes, registos com assuntos financeiros, ficheiros de inventário e outros registos semelhantes pode-se tornar impossível. No entanto, graças ao avanço da tecnologia já é possível recuperar, em muitos dos casos, os dados perdidos num desastre através de procedimentos de recuperação de ficheiros para discos rígidos.
Disco rígido afectado por fogo
Através de alguns processos de recuperação de discos, pode recuperar os dados de discos rígidos danificados pelo fogo, até depois de os danos o terem afectado externamente como partes de plástico derretidas etc. Apesar de ser possível recuperar os dados, a hipótese pode ficar por terra devido à utilização extintores para extinguir o fogo, pois a água que estes contêm pode infiltrar-se no disco tornando-o inútil.
Nestes casos, para prevenir ou recuperar o disco com boas perspectivas de sucesso só mesmo retirando o disco do local sem que este se molhe. Contudo, se água entrou no disco e este for acedido antes dela secar, ainda existe uma pequena chance de que o software de recuperação de dados funcione. Caso a água seque, como esta deixa vários resíduos, reduz ainda mais a hipótese de recuperar os seus dados.
Se componentes chave do disco necessitarem de ser reparados para tornar possível a recuperação de dados, terá de reconstruir a parte electrónica de modo a poder aceder aos dados do disco.
Discos rígidos afectados por água
Se o seu disco rígido estiver estado debaixo de água por um curto espaço de tempo, existe a possibilidade de a água não se ter infiltrado na estrutura principal do disco, e, apesar da recuperação neste caso ser difícil, ainda é possível. No caso de a água ter entrado na estrutura principal do disco, para que ainda exista a mínima hipótese de se conseguir recuperar os dados, é crucial que o disco rígido seja selado num recipiente com a mínima humidade possível.
A maior parte das organizações conseguiram recuperar os dados que foram perdidos através do software para desastres.