A correcta localização da antena de um automóvel é tão importante como a qualidade da antena propriamente dita. Escolha uma que possa ser recolhida e travada ou uma antena flexível revestida de borracha, que é praticamente indestrutível.
Pode adquirir qualquer destes tipos de antena numa casa de acessórios de automóveis ou numa casa de aparelhagem sonora para automóveis.
Montagem da antenado automóvel
Monte a antena o mais longe possível do motor ou do sistema de ignição, pois de outra maneira haverá interferências eléctricas. Pela mesma razão, o cabo da antena deve ser curto e ficar o mais longe possível de outros cabos e acessórios eléctricos.
Vai precisar certamente de abrir um orifício com cerca de 2 cm de diâmetro na carroçaria do automóvel consulte as instruções de montagem (v. também berbequim). Esse trabalho tem de ser feito com cuidado para não danificar a pintura ou os cabos e outros componentes eléctricos que possam estar sob a carroçaria. Por vezes, os manuais de instruções dos automóveis indicam o ponto mais aconselhável para a montagem da antena.
Cole dois pedaços de fita de papel autocolante formando uma cruz por cima do ponto onde vai abrir o orifício e assinale o local exacto do centro do orifício. Com um punção e um martelo, faça um entalhe ligeiro no metal nesse ponto para evitar que a ponta da broca resvale.
Comece com uma broca fina, de não mais de 3mm, e em seguida vá utilizando gradualmente brocas de diâmetro cada vez maior até obter um orifício com a medida desejada.
Fixe a ficha à outra extremidade do cabo. Ajuste a braçadeira ao revestimento exterior do cabo e dobre o entrançado de lios de cobre para cima da braçadeira. Enfie o condutor central no borne de ligação e solde-o no orifício da extremidade do borne. Aparaluse a tampa ao corpo da antena pela parte de baixo do furo c aperte bem as porcas de fixação.
Proteja o metal com um produto vedante. Leve o cabo da antena até ao aparelho e ligue-o ao ponto indicado v. rádios, leitores de cassetes para o automóvel.