Adicionar um efeito a um som pode ajudar a torná-lo mais brilhante e interessante. Alguns dos efeitos mais comuns são o Reverb, o Delay e a Compressão. Adicioná-los às suas produções é bastante fácil.
Como irá precisar de adicionar o canal a um canal do Mixer, convém olhar primeiro para o Mixer e determinar qual o canal do Mixer que irá usar.
Para abrir o Mixer basta carregar no botão Mixer na barra de ferramentas ou carregar no F9.
Depois de ter um som adicionado no pattern poderá simplesmente clicar no canal que adicionou para abrir as Configurações do Canal.
Assim que estiver na janela das Configurações do Canal, é necessário que lhe seja atribuído um canal FX (Mixer). No lado superior direito da janela, deverá ver um pequeno quadrado com 2 traços. Clicando sobre este e arrastando para cima e para baixo irá definir o número do canal FX (Mixer). Se o Mixer estiver aberto agora, poderá observar que cada canal se destaca à medida que move o número do canal na janela de configurações.
Vamos então colocar o efeito para este canal no canal de Mixer número 7.
Agora, qualquer som que este canal gera é enviado para o canal de Mixer número 7.
Vamos agora voltar ao Mixer carregando no F9 para colocar a janela do Mixer activa.
Como pode observar, existem 8 slots disponíveis para usar. Nós vamos então adicionar um efeito simples de reverb, clicando na seta para baixo à esquerda do slot 1.
Isto faz com que apareça um menu com os seus favoritos definidos, a opção More…, Browse Presets e (none). Para eliminar um efeito do slot seleccionado é usado o (none).
Se o efeito que pretende adicionar não estiver na lista, poderá ter de usar o More… para encontrá-lo.
Por agora, vamos adicionar o plugin Fruity Reverb 2.
Cada efeito que inserir terá a sua própria janela com as suas próprias configurações. Se fechar a janela, basta clicar no slot para a voltar a abrir.
Tenha em atenção a ordem em que coloca os seus efeitos nas 8 slots disponíveis, pois poderá ter impacto no resultado final. Por exemplo, se adicionar um compressor na primeira slot e um reverb na segunda slot, o som poderá soar diferente do que se os efeitos tivessem sido colocados pela ordem inversa.
Como regra geral, lembre-se que cada slot actua como uma cadeia, onde a segunda slot trabalha com o som que tem o efeito activo da primeira slot. A terceira slot trabalha com o som afectado pelo efeito da segunda slot, e assim sucessivamente.
Também é possível utilizar o botão à direita de cada efeito para aumentar ou diminuir o impacto do efeito. O pequeno botão serve para activar ou desactivar o efeito.
Conclusão
Foi explicado como inserir um canal de som no Mixer e como aplicar efeitos no FL Studio. Foi também explicado o conceito de uma cadeia de efeitos e como se processa o áudio da mesma.
show de bola essa aula, parabéns ao site.