As tinturas, também conhecidas por extractos de ervas líquidos, contêm um espectro das propriedades curativas de uma planta superior ao dos chás, pois certos componentes são solúveis em álcool mas não na água. As tinturas têm uma validade de três a cinco anos. De toma fácil, são altamente concentradas -um quarto a meia colher de chá de extracto corresponde, a cerca de 250 ml de chá de ervas – e são rapidamente absorvidas no sangue. No entanto, as tinturas contêm álcool, um componente que se poderá querer evitar.
As tinturas sem álcool são feitas com glicerina vegetal, menos eficaz na dissolução de certos componentes. Grande parte do álcool contido numa tintura evaporar-se-á se misturar uma dose com 60 ml de água a ferver.
Deixe arrefecer antes de beber.
gostei do seu ponto de vista mas fiquei triste porque vc não ensinou a fazer o extrato da erva com alcool ou de preferencia sem alcool que eu nunca consegui!!!
abraço
Wilson
Olá, gostaria que se fosse possível, me ensinar a fazer o extrato de ervas com glicerina, por favor, é muito importante pra mim. Conto com a ajuda de vocês. A tintura mãe que é com álcool, eu já sei fazer, mas com glicerina vegetal não. OBRIGADO! Manoel.