Uma mordedura de cão pode introduzir no sangue da pessoa mordida germes existentes na boca do animal, o que é susceptível de provocar uma infecção. Se a pele for lacerada e a vítima não tiver sido vacinada contra o tétano nos últimos cinco anos, deve consultar um médico o mais depressa possível para levar uma injecção antitetânica. As feridas profundas devem ser tratadas por um médico no serviço de urgência de um hospital.
O tratamento imediato consiste em lavar a ferida e a região circundante com água morna e sabão ou com um anti-séptico fraco. Limpe a pele com cuidado, sem tocar na ferida, e cubra-a com uma compressa limpa, segura com uma ligadura.
Se for atacado por um cão, defenda-se com o antebraço, se possível enrolado num casaco ou numa camisola. Afunde o antebraço com força na boca do cão para obrigar o animal a afrouxar o abocanhamento e continue a empurrar até ele o largar. Não tente tirar o braço enquanto o cão o abocanhar para que a ferida não se transforme num rasgão. Se o cão voltar ao ataque, tente agarrá-lo pelo cachaço e empurrá-lo para o outro lado de uma porta ou portão que possam ser fechados com segurança.
Sempre que um cão o ataque sem razão, deve dar parte à Polícia; o facto de o dono de um cão não controlar o animal constitui uma infracção à lei.
fui mordido por um cao do vizinho, a primeira medida foi de me dirigir ao centro de saude publico onde explanei o caso a um enfermeiro. a resposta que obtive dele foi simplesmente que devo lavar a ferida com agua e sabao e passar a controlar o comportamento do cao durante 10 dias. é seguro isso?
Procure um medico urgente, voce precisa tomar remedios para evitar infecçao. Fui mordida ha dez dias no dedo, fui ao hospital do meu plano de saude e medico deu pontos, isso nao pode acontecer, mesmo tomando antibioticos desenvolvi uma forte infecção, estou tratando com outro medico que esta fazendo de tudo para reverter a situaçao.