Muitos bebés choram e babam-se quando os dentes estão a romper. Todavia, contrariamente à crença popular, a dentição não provoca febre ou doença nos bebés. Uma dentição tardia ou precoce também não tem qualquer significado do ponto de vista médico.
Um bebé tem normalmente 20 dentes. Os primeiros a aparecer são vulgarmente os dois da frente da maxila inferior, quando o bebé tem entre 5 e 10 meses de idade. Os últimos molares aparecem entre os 24 e os 30 meses.
Contudo, como cada bebé tem o seu ritmo de desenvolvimento próprio, os dentes podem romper antes ou depois daquelas idades.
Incómodos da dentição
Durante a dentição o bebé mostra com frequência irritação e congestionamento. O incómodo pode levá-lo a acordar várias vezes durante a noite.
O morder pode proporcionar alívio e facilita o rompimento dos dentes. Dê ao bebé uma argola de dentição ou um brinquedo macio e lavável para ele morder.
Assegure-se de que estão fora do alcance do bebé todos os objectos afiados ou os pequenos, que podem ser engolidos.
Se o bebé acordar durante a noite e não voltar a adormecer com facilidade, um gole de água pode ajudar. Não lhe dê de comer; a ingestão de alimentos pode transformar-se rapidamente num hábito.
Existem à venda nas farmácias produtos que se aplicam nas gengivas para aliviar o incómodo da dentição. No entanto, esse tratamento pode provocar reacções alérgicas em certos bebés. Um analgésico suave, como o paracetamol, aliviará a dor.
Consulte o médico se suspeitar de que certos sintomas, como febre e choro excessivo, possam ser causados por algo mais grave que a dentição.
favor me oriente, pois fico querendo dar nenendente para aliviar o incômodo do início da dentição de minha filha, por orientação dos outros. O que devo fazer?