Graças a investigações recentes, qualquer pessoa pode combater com eficácia os principais problemas dos dentes — a cárie e a inflamação das gengivas (gengivite). Para conseguir a melhor protecção, faça dos cuidados pessoais a ter com os dentes um hábito diário. Incuta na criança o hábito de lavar os dentes logo que se inicie a dentição.
Os primeiros dentes do bebé podem ser limpos com uma bola de algodão ou um pedaço de gaze; a escova de dentes pode ser introduzida logo que a criança a aceite. Evite a pasta de dentes enquanto a criança não souber bochechar; escove-lhe os dentes até ela aprender a fazê-lo sozinha.
O açúcar combina-se com a placa bacteriana que recobre os dentes e as gengivas, aumentando assim o nível de ácido láctico. Este ataca o esmalte dos dentes, dando início à cárie. Evite o açúcar na medida do possível. As guloseimas devem restringir-se à fruta fresca ou seca.
A placa que se acumula entre os dentes e a gengiva, se não for removida por uma regular utilização da escova, pode provocar gengivite, caracterizada por uma coloração vermelho-brilhante das gengivas e hemorragias.
A placa endurece e forma o tártaro, que acumula mais placa e causa a inflamação das gengivas. Se não for tratada, a gengivite provoca o desprendimento dos dentes pela destruição das fibras que os ligam aos maxilares, e os dentes caem por si ou têm de ser extraídos.
Escove os dentes imediatamente após as refeições durante cerca de 3 minutos, utilizando uma pasta fluoretada — está demonstrado que o flúor reduz a cárie em cerca de 25%. Não molhe a escova antes de usá-la para não reduzir a eficácia da lavagem.
Faça movimentos suaves para cima e para baixo nas superfícies interna e externa dos dentes, inclinando a escova para ganhar acesso adequado a todos os dentes. Em seguida, com movimentos horizontais, escove as superfícies de mastigação dos dentes de cima e debaixo.
Utilize fio dental de nylon na limpeza dos espaços interdentários, seguindo as instruções da embalagem.