A constipação pode ser definida como uma infeção vírica, bastante contagiosa, que pode ocorrer em qualquer altura do ano, embora com maior frequência no inverno, pois o individuo fica sujeito a maior frio e a locais fechados, que favorecem o contágio.
Trata-se de uma infeção que pode ser provocada por diversos vírus, pois estes estão sempre em constante mutação, o que pode também dificultar o tratamento.
O vírus afeta todo o trato respiratório superior, provocando inflamação e tumefação sobretudo do revestimento nasal, mas também da garganta e frequentemente dos seios perinasais e da laringe (cordas vocais).
Principais sintomas:
- Dores de cabeça
- Garganta inflamada
- Fluxo nasal
- Espirros frequentes
- Tosse (que pode ser seca e irritativa)
- Falta de apetite
- Temperatura ligeiramente elevada
- Fadiga e cansaço
Tratamento em casa:
Se decidir fazer o tratamento em casa, em primeiro lugar, tente manter a temperatura do paciente baixa. Embora durante a constipação a temperatura não atinja valores muito elevados, pode ocorrer uma ligeira subida.
Não aqueça excessivamente o paciente com roupa quente, mantas, cobertores e aquecedores. O quarto deve manter-se a uma temperatura agradável. O corpo precisa de perder o calor excessivo que está a ser gerado. Isto é especialmente importante no caso de recém-nascidos, para evitar a desidratação e convulsões.
É fundamental ingerir bastantes líquidos, em especial bebidas frias, de modo a repor os líquidos perdidos e arrefecer o corpo.
Alguns medicamentos ajudam a aliviar os sintomas, a manter a temperatura baixa e a aclamar a tosse, por exemplo.
Aconselhamos que repouse bastante, pois auxilia a recuperação.
Tratamento médico:
Normalmente, a constipação acaba por se curar sem ser necessário recorrer a um médico, pois a administração de antibióticos não terá efeito, uma vez que se trata de um vírus. Contudo, em situações mais graves poderá ser necessário consultar um médico para avaliar o melhor tratamento a adotar.
- Em casos de doença pulmonar crónica
- Se a expetoração for esverdeada ou amarelada
- Se a temperatura elevada persistir mais de 3 dias
- Se surgirem dores nos ouvidos
No caso das crianças é importante prestar atenção aos seguintes fatores:
- A criança fica sonolenta ou apática
- Dificuldades respiratórias ou respiração ruidosa
- Em casos de choro compulsivo
- Se a criança vomitar mais de duas vezes.
Prevenção
Hábitos de vida mais saudáveis, com a prática de exercício físico regular, abstenção de tabaco, uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas (especialmente vitamina C) são excelentes medidas preventivas para a constipação.
É bom observar, porque nesta fase afecta quase 60% de moz
Como secar leite a uma cadela?
constipação
substantivo feminino
estado produzido por alteração do trânsito intestinal, gerando retenção das fezes ou dificuldade na sua evacuação; prisão de ventre, copróstase, coprostasia.
Constipação não é igual a resfriado.