Se sente dor, vontade constante de urinar, ardor, incómodo na zona do baixo ventre e, por vezes até, nota algum sangue na urina, então provavelmente está perante uma infeção urinária. Este problema é mais usual em mulheres, especialmente nos períodos mais quentes do ano, como o verão.
A infeção urinária é uma doença provocada por bactérias no aparelho urinário (sendo a bactéria Escherichia Coli (E. Coli) a que provoca a maioria das situações de infeção) e pode assumir diversas denominações: uretrite, quando se dá a inflamação da uretra; cistite, no caso de inflamação da bexiga ou pielonefrite, a inflamação dos bacinetes e do rim. A infecção pode variar de intensidade conforme as defesas da pessoa, da virulência e da quantidade de bactérias que se instalaram.
Principais sintomas de uma infeção urinária
Entre os principais sintomas de uma infeção urinária podemos destacar os seguintes:
- Dor ao urinar;
- Ardor;
- Comichão;
- Vontade constante de urinar, associada a dificuldade para o fazer;
- Ocorrência de sangue na urina;
- Sensação de desconforto na zona do baixo ventre;
- Urina com odor anormal e mais intenso.
Tratamento
Em primeiro lugar, é absolutamente essencial que consulte um médico especializado na área assim que começar a sentir os primeiros sintomas de infeção. O médico irá proceder a uma serie de exames para diagnosticar corretamente o problema e averiguar a presença de bactérias.
Após feito o diagnóstico e de se saber qual o tipo de bactéria responsável pelo problema, o médico ou farmaceutico irá receitar-lhe o tratamento mais adequado, o qual é na maioria das vezes realizado através de antibióticos. Tenha em conta que a maioria dos doentes precisa de antibiótico durante três a catorze dias, dependendo do medicamento e da gravidade dos sintomas. Uma infeção não tratada corretamente pode levar a infeções mais graves e atingir os rins, causando febre alta e fortes dores abdominais, podendo levar inclusive ao internamento hospitalar.
Como prevenir
Seguem-se algumas dicas que podem ajudar a prevenir ou reduzir a ocorrência de infeções urinárias:
- Beba bastante água ao longo do dia, pois esta lava a bexiga, eliminando toxinas e impedindo a acumulação de bactérias no trato urinário. Aconselhamos cerca de 6-8 copos de água por dia;
- Evite ficar muitas horas sem urinar;
- Uma boa rotina de higiene íntima todos os dias é fundamental para evitar a proliferação de bactérias;
- Prefira o uso de roupa interior de algodão, pois absorve melhor a transpiração e permite à pele respirar;
- Use o papel higiénico no sentido da vagina para a região anal e nunca ao contrário;
- Prefira o uso de tampões aos pensos. No entanto, em ambos os casos é essencial que os troque com regularidade, uma vez que o sangue ajuda a multiplicar os fungos e as bactérias;
- Deve urinar depois de ter relações sexuais, porque os microorganismos podem multiplicar-se na bexiga.
melhor metodo para tratar as infecções urinárias