A zona (herpes zoster) é uma erupção cutânea localizada, caracterizada pelo aparecimento de bolhas pequenas agrupadas numa área da pele ou mucosa de distribuição de um nervo. Embora afecte em geral adultos idosos, pode atingir também indivíduos mais novos que tenham tido varicela.
A zona deve-se ao vírus da varicela, que se encontra adormecido nas células nervosas. Apenas as pessoas que lenham tido varicela contraem herpes zoster, se bem que algumas não se recordem da infecção original. Tanto a radioterapia como a idade são susceptíveis de reactivar o vírus. Consulte o médico para obtenção de um diagnóstico.
Sintomas
- Dores intensas sem qualquer razão aparente c normalmente apenas num lado do corpo, seguidas de bolhas na área dolorosa dois a quatro dias mais tarde.
- Febre ligeira c mal-estar geral.
- O tórax é afectado em cerca de 50% dos casos.
Duração
- Uma semana mais tarde, formam-se crostas, e a erupção desaparece no prazo de duas ou três semanas, deixando algumas cicatrizes.
- As dores podem desaparecer rapidamente ou persistir durante meses uma vez a erupção eliminada. Esta situação dolorosa é conhecida por nevralgia pós–herpética.
Tratamento em casa
- Uso de vestuário pouco apertado que não exerça pressão nem cause fricção na área afectada.
- Os analgésicos podem ser úteis.
- Os banhos frescos também aliviam.
- Tentar impedir a propagação da varicela, evitando o contacto com crianças ou qualquer pessoa que não tenha ainda contraído a doença.
ATENÇÃO. Se surgir qualquer erupção perto dos olhos, a qual pode lesar a visão, contacte o médico com urgência. Do mesmo modo, dada a possibilidade, embora rara, de cnceíalite, qualquer alteração no estado geral, como dores de cabeça ou sonolência, deve também ser levada ao conhecimento do médico.