Com a agulha de croché pode trabalhar diferentes fios, desde o mais fino algodão até à ráfia, fios de lã, cordel, fitilhos de couro ou de tecido. O fio escolhido tem apenas que se adaptar ao fim que pretende e ser trabalhado com uma agulha apropriada.
As agulhas de croché fabricam-se em diversos tamanhos e materiais, como madeira, plástico, alumínio e outros metais. A sua espessura é indicada por um número que corresponde ao número utilizado para as agulhas de tricô; geralmente, quanto mais elevado for o número, mais grossa é a agulha. No entanto, nas agulhas de aço encontram-se, por vezes, outras numerações, consoante o seu país dc origem. Por exemplo, existem agulhas numeradas numa escala inversa, isto é, o número mais elevado corresponde à agulha mais fina. Ao escolher uma agulha, tome em consideração a espessura do fio.
Todos os pontos de croché são formados por argolas que se entrelaçam; o ponto mais simples é a malha de cordão. Para fazer estas argolas, encadeadas uma a uma, segura-se a agulha com uma das mãos e o fio com a outra, que segura também o trabalho. A ideia básica é manter o fio esticado sobre o indicador, de modo a permitir retirar facilmente o fio. mantendo uma tensão sempre igual.
Como segurar a agulha
Pode segurar a agulha de duas formas: com a barbela para baixo, segurando a agulha com a mão direita como se fosse uma faca, com o polegar e o indicador de cada lado da parte achatada e assentando o dedo médio no polegar; com a barbela para baixo, segurando a agulha com a mão direita como se fosse um lápis, com o polegar e o indicador de cada lado da parle achatada e o dedo médio apoiado no polegar.
Regras básicas
Ao fazer croché, não deixe de respeitar as seguintes regras básicas:
- A malha que se encontra na agulha nunca é contada como parte da montagem das malhas.
- A agulha de croché é metida em cada malha, partindo da frente para trás.
- A agulha e metida por baixo dos dois fios da argola, excepto se especificado em contrário.
- No fim de cada ponto ou de cada sequência de pontos, só deve ficar na agulha uma única argola.