Uma máquina de costura utiliza duas linhas para fazer uma costura. Uma, a que ficará sobre a camada superior de tecido, desenrola-se de um carro de linha e atravessa o tecido levada pela agulha. Na parte de baixo forma uma laçada na qual fica presa a segunda linha, que se desenrola da bobina, ou canela, e corre por baixo da camada inferior de tecido.
A tensão dada às linhas pelo conjunto tensor leva a que a laçada se situe entre-as camadas de tecido; assim, as costuras superior e inferior são idênticas.
Escolha da linha, da agulha e do calcador
Escolha a linha e a agulha consoante o tecido. Utilize uma linha de algodão ou seda para fibras naturais, tais como algodão e linho; use linhas de seda ou sintéticas em tecidos de lã e linhas sintéticas para fibras Sintéticas.
A linha de algodão existe em diversas espessuras — quanto mais elevado for o número, mais fina será a linha; 60-100 utiliza-se para os algodões leves, 50—60 para os médios, 30 – 40 para os tecidos pesados, tais como bombazina e tecido turco, e 20 para lonas.
Utilize agulhas de bico normal nos tecidos finos, de ponta arredondada nos tecidos de malha e de bico facetado em vinilo ou cabedal. Para cada tipo existem vários tamanhos; quanto mais elevado for o número, mais pequena e mais fina será a agulha.
O pé calcador, ou patinha, deve adaptar-se ao tipo de costura que pretende fazer. O pé que equipa todas as máquinas de costura destina-se ao ponto a direito; alguns permitem também fazer ponto de ziguezague. Como acessórios, existem diversos pés: para fechos de correr, casear, pregar botões, bordar, bainhas estreitas e pespontos.
Como enfiar e regular
Encha a bobina com linha (actualmente, muitas máquinas têm uma bobinadora automática que pára o movimento da agulha enquanto se enrola a bobina). Enfie a bobina na lançadeira com a ponta da linha saindo no sentido dos ponteiros do relógio, quando se segura a lançadeira com a bobina para cima. Coloque a lançadeira na posição devida e puxe a ponta da linha para a superfície de trabalho da máquina.
A sequência para enfiar a linha é geralmente a mesma. Puxe a linha do carrinho, passe em volta do conjunto tensor, através da alavanca de freio, e finalmente faça-a descer para a agulha; entre estes pontos, existem guias da linha que ajudam a controlar o correr da linha.
Levante a agulha rodando o volante, ou roda de mão. Certifique-se de que enfia a agulha no sentido indicado no manual das instruções. Faça subir a linha da bobina.
Se a sua máquina é eléctrica, ligue-a à corrente. Regule-a para o tipo de ponto que deseja fazer, escolhendo também o comprimento do ponto; normalmente, quanto mais fino é o tecido, mais curto deve ser o ponto. Os livros de instruções das máquinas têm em geral, uma tabela que indica a regulação para os diversos tecidos.
Seleccione também a largura do ponto: numa costura a direito, a largura será zero; números mais elevados dão pontos mais largos. Algumas máquinas regulam o comprimento e a largura automaticamente quando se selecciona o tipo de ponto.
Regule a tensão da linha e experimente num retalho do tecido que vai coser. Se o elo de ligação do ponto ficar na camada superior do tecido, diminua a tensão da linha da agulha, guardando o selector para um número mais baixo;
Se o elo de ligação aparecer na camada inferior do tecido, aumente a tensão da linha, rodando o selector para um número mais elevado.
O selector altera a tensão da linha superior; para regular a tensão da linha da bobina, existe um parafuso na caixa da bobina; no entanto, raramente é necessário proceder a esta regulação.
Coser
Levante o pé calcador, a alavanca de freio e a agulha; coloque o tecido sob o pé calcador, com a beira da costura para a direita e o volume maior do tecido para a esquerda. Rode o volante para inserir a ponta da agulha no tecido no local exacto. Carregue no pedal para a máquina começar a funcionar.
A maior parle das máquinas eléctricas possui um botão que permite inverter o sentido em que se cose. Utiliza-se para rematar no início e no final de uma série de pontos. Quando começar uma costura, introduza a agulha um pouco para dentro do início da costura e cosa em sentido inverso até à beira do tecido antes de regular novamente o botão para a costura em frente.
No final da costura, dê também alguns pontos atrás. Levante o pé calcador e a agulha e puxe o trabalho para irás para ficar com uma ponta de linha comprida. Passe a linha superior para o lado de baixo e corte ambas as linhas. Se a sua máquina não possui mecanismo de inversão do ponto, passe para o lado de baixo e ate as duas pontas antes de as cortar.
Ao coser, não empurre ou puxe o tecido: limite-se a evitar que oscile para a esquerda ou para a direita.
Nos cantos, pare com a agulha enfiada no tecido, mas no seu percurso ascendente. Levante o pé calcador e vire o tecido para a posição requerida. Baixe o pé calcador e comece a coser de novo. Para coser em curva, avance lentamente, voltando o tecido gradualmente. Se a curva for muito acentuada ou a beira começar a enrugar, pare com a agulha enfiada no tecido, levante o pé calcador, endireite o tecido, baixe o pé calcador e continue a coser: por vezes, poderá ter de repetir este processo para que a curva fique perfeita.
Manutenção
Depois de utilizar a máquina, limpe-a e lubrifique-a com um pincel fino e óleo de máquina. Periodicamente, mande fazer uma revisão.
Quando a máquina estiver fora do estojo, mas não em utilização, proteja-a do pó e desligue-a.
muito bom
eu quero que ensine a montar o tensor da maquina de costura singer modelo prit a porte,porque sem querer eu desmontei e não consegui por de volta.Agradeço à quem postar a resposta.
O disco tensor da maquina da minha mae singer 247 simplesmente souto no meio de uma costura… Como monta-lo denovo
gostava de saber porke se parte a linha ao cozer ganga se for outro tecido nao parte