Há dois tipos principais de chapeus-de-chuva — os compridos, com eixo fixo, e os curtos, com eixo telescópico. Os chapéus-de-chuva compridos podem ser incómodos de transportar quando fechados, mas normalmente cobrem uma área maior do que os de tipo telescópico, que têm a vantagem de se poderem transportar num saco ou pasta. Alguns chapéus-de-chuva compridos podem usar-se a tiracolo. Os chapéus automáticos abrem-se quando se carrega num botão perto do cabo.
Qualquer que seja o tipo que compre, escolha um forrado de um nylon forte e impermeável bem preso às varetas. Para enxugar um chapéu molhado, deixe-o sempre aberto.
Reparações
Uma vareta que se solte do pano pode muitas vezes ser reparada cosendo-a com linha de coser botões. Um buraco no pano deve ser remendado pela parte de dentro, utilizando um pedaço de nylon a condizer aplicado com cola transparente.
Para substituir os cabos e as pontas de um chapéu-de-chuva de estimação, consulte as Páginas Amarelas em «Fabricantes e reparações de chapéus-de-chuva». Retire a ponta de madeira estragada com um alicate e cole e enrosque a nova no devido lugar. Arranque o cabo de plástico estragado e fixe o novo com cola de contacto.