Existem vários tipos de misturas para plantas, à venda nas casas da especialidade. Contudo, se forem necessárias grandes quantidades, torna-se mais simples (e mais económico) comprar os ingredientes e fazer as suas próprias misturas.
Para fazer pequenas quantidades de mistura, necessita de um tabuleiro de plástico ou metal que possa manter sempre limpo e esterilizado.
Existem dois tipos básicos de mistura, cada um dos quais com uma infinidade de variantes: os que contêm terra e se designam por misturas à base de terra e aqueles em que a terra é substituída por turfa e areia e que tomam o nome de misturas sem terra. Nestas, inclui-se o lote para sementeira, constituído por partes iguais de perlite de grão médio e musgo em pó ou por partes iguais de turfa, perlite e areia grossa (nunca areia fina).
Uma mistura-tipo a base de terra é preparada com 1 parte de terra, 1 parte de turfa média ou de férrico de folhas e 1 parte de areia grossa. Uma mistura–tipo sem terra é feita com 1 parte de turfa grossa, uma 1 parte de perlite média e 1 parte de areia grossa. Junte ainda 2 colheres de sopa de pó de dolomite para 2 kg de mistura.
Como preparar a mistura. Faça pequenas quantidades de cada vez. Meça as quantidades de que vai necessitar de turfa, terra, areia e perlite. Disponha em camadas no tabuleiro e misture cuidadosamente. Utilize a mistura o mais rapidamente possível.