Se estiver perdido à noite e não tiver uma bússola, pode procurar a Estrela Polar (Polaris) e utilizá-la como guia. Para a localizar, procure a Ursa Maior — constituída por sete estrelas brilhantes, quatro das quais formam um trapézio, e as restantes, uma cauda. A Ursa Maior pode estar em qualquer ponto do círculo do firmamento, uma vez que, para o observador na Terra, se desloca à volta da Estrela Polar. A linha que une as duas estrelas do trapézio do lado oposto à cauda — as chamadas Guardas (Dubhé e Mérak) — aponta na direcção da Estrela Polar. Prolongue-a cerca de cinco vezes e encontrará a Estrela Polar, que é, por sua vez, a última estrela da cauda da Ursa Menor.
Vire-se de frente para a Estrela Polar e ficará voltado para o norte; atrás de si está o sul; à direita, o leste, e à esquerda, o oeste.
oi pra vcs que asseçam este site bom primeiro de tudu a pessoa q asseçar este site pra estudar eu amo estudar pontos cardeais sul,leste,oeste,norte.Afinal e legal num e gente amo ciencias amei op site parabems para o fundador.
bjs giulia carolina favaro
beijos[kiss]
site bom
o raios
ve
os raios
DESEJO UMA EXPLICA MAIS DIDÁTICA, MAIS COMPLETA
ador de ter mais um conhecimento de estrela polar
Belo estudo