Existem várias espécies de vespas. De entre elas, algumas vivem em grandes colónias e podem tornar-se incómodas e criar problemas durante o Verão. Antes dessa altura, a sua presença é geralmente benéfica.
A colónia dispersa-se no fim do Verão, altura em que as vespas partem à procura de novas fontes de alimentos que contenham açúcar e se alimentam de fruta e doce.
As obreiras (fêmeas estéreis) picam repetidamente se forem importunadas ou irritadas. As picadas são dolorosas, mas raramente sérias .
Como lidar com as vespas. Utilize repelentes para insectos em aerossol, que. pode adquirir em drogarias ou supermercados, para eliminar e afastar as vespas e, se necessário, passe no corpo ou na roupa repelente em pomada ou stick.
Pode também tentar atrair e apanhar as vespas com um recipiente dentro do qual colocou uma mistura de doce e cerveja. As vespas afogâr-se-ao na mistura.
Procure ninhos de vespas em tocas de ratos abandonadas ou em buracos nas paredes, alpendres ou sótãos ou cantos onde tenha guardado vasos de plantas. Se notar a presença de vespas a pairar num determinado local ou vir uma mancha a desenvolver-se no tecto, suspeite tia existência de um ninho.
Se tiver dentro de casa ninhos de vespas, consulte os serviços camarários ou recorra a uma firma especializada (procure nas Páginas Amarelas sob a designação de «Desinfecção» ou «Exterminações e fumigações»).
Se a localização tios ninhos não for de molde a criar situações de perigo, talvez seja possível esperar pelo fim do Verão, altura em que geralmente as colónias destes insectos desaparecem.
Aproveite então para remover os ninhos e tapar todas as possíveis entradas para o interior da casa. Destrua os ninhos no exterior com produtos químicos apropriados .