As vitaminas fazem parte dos cinco grupos básicos de nutrientes que o organismo necessita — hidratos de carbono, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. O único alimento que fornece nas devidas proporções todos os nutrientes necessários à saúde é o leite materno — o qual. porém, só é apropriado para as crianças até aos 3-4 meses de idade. Todos os restantes grupos etários necessitam de ingerir alimentos variados. Quanto mais variada for a alimentação, maiores probabilidades terá de conter todos os nutrientes.
É actualmente do conhecimento geral que a cegueira nocturna constitui um tios primeiros sintomas de deficiência de vitamina A e que o fígado é uma fonte especialmente rica nesta vitamina.
O raquitismo (doença óssea infantil) deve-se a uma deficiência de vitamina D. O óleo de fígado de bacalhau, rico nesta vitamina, era utilizado no tratamento desta doença cerca de 100 anos antes da descoberta das vitaminas. Hoje em dia, o sol, indirectamente, e a própria vitamina D são as armas terapêuticas.
Há quem partilhe da crença, errónea, de que se é tanto mais saudável quanto maiores são as quantidades de vitaminas ingeridas: esta noção não corresponde à verdade. Uma vez absorvida a quantidade de vitaminas suficiente para satisfazer as necessidades do organismo, a ingestão de qualquer quantidade suplementar não surte efeito. Efectivamente, quantidades superiores às necessárias de vitamina A e D são armazenadas no organismo para posterior utilização, sendo o consumo exagerado de qualquer delas prejudicial, mas quantidades superiores às necessárias de vitamina C e B2 são simplesmente eliminadas através ela urina.
Afirma-se frequentemente que a ingestão de doses consideráveis de vitamina C evita ou cura as constipações. Não obstante a grande publicidade de que esta afirmação foi objecto, ainda não foi comprovada.
As circunstâncias em que a ingestão de um suplemento vitamínico se revela útil são após uma doença ou durante uma dieta de emagrecimento rigorosa. Esse suplemento é fornecido sob a forma de comprimidos multivitamínicos.
As vitaminas sintéticas são tão eficazes como as vitaminas naturais, Quimicamente, são ambas idênticas.
ATENÇÃO. Não deixe as cápsulas de vitaminas ao alcance das crianças. As doses excessivas de vitaminas podem ser perigosas.
O guia das vitaminas Vitamina A. Alimentos ricos: fígado, espinafres, cenouras, tomates, pêssegos, margarina, manteiga, frutos e legumes amarelos e cor de laranja, legumes verde-escuros, ovos. queijo, leite.
B, (tiamina). Carne de porco, fígado, presunto, bacon, batatas, pão. cereais para pequeno-almoço. leguminosas secas, frutos secos, legumes, leite.
B2 (riboflavina). Fígado, carne, leite, queijo, ovos.
B (niacina). Fígado, carne. pão. frango, leguminosas secas, cereais para pequeno–almoço.
B (ácido fólico). Fígado, legumes verdes de folha, ervilhas, laranjas, cereais para pequeno-almoço, pão integral.
B (biotina). Fígado, carne de porco, rins. frutos secos, lentilhas, cereais para pequeno-almoço, couve-flor.
B (ácido pantoténico). Fígado, rins. ovos, amendoins, cogumelos, espinafres, queijo, peras.
B,j (piridoxina). Fígado, cereais para pequeno-almoço. leguminosas secas, criação.
B|2 (cobalamina). Carne, leite, queijo, ovos.
C (ácido ascórbico). Citrinos, bagas frescas, legumes verdes ele folha, morangos, tomates, bananas, batatas.
D. Leite magro, peixes gordos, marga-
rina, ovos. manteiga, luz. solar.
e. Óleos vegetais, frutos secos, ovos,
manteiga, cereais integrais, legumes ver-
des de folha.
k. Legumes verdes de folha.
Para fazer um painel de vitral, precisa de duas cópias do desenho, uma inleira e outra para recortar; de vidro colorido e de uma caneta para desenhar em vidro; de uma régua, um corta-vidros e um alicate para cortar o vidro, e de folha de cobre, fita adesiva, solda e um ferro de soldar.