Como se pode fotografar pessoas, animais ou veículos em movimento sem a imagem sair tremida? A chave da fotografia de movimento é a antecipação.
Se for necessário, aproxime-se da acção ou, se possuir uma máquina com objectivas intermutáveis, utilize uma teleobjectiva ou uma objectiva de focal variável («zoom») para aproximar mais a acção do ponto onde se encontra.
Tente visualizar antecipadamente a composição da fotografia e onde e quando estará a acção no seu auge. Para minimizar o efeito dos tremidos nestas fotografias, utilize uma velocidade de obturador alta.
Se a sua máquina possuir várias regulações, primeiro escolha e fixe a abertura. Se não possuir fotómetro incorporado, as instruções que acompanham o filme dir-lhe-ão qual o melhor número para as diferentes condições de luz.
Quanto mais perto estiver o objecto da máquina, maior deve ser a velocidade do obturador; de modo semelhante, quanto maior for a velocidade do movimento, tanto maior deverá ser a velocidade do obturador.
Fotografia de acção. Suponha, por exemplo, que pretende fotografar um homem a caminhar apressado e que atravessa o seu campo de visão paralelo à máquina ou em diagonal em relação à imagem. Se ele estiver a meia distância, de modo que a sua altura ocupe cerca de metade da altura do visor, uma velocidade de obturador de 1/125 de segundo imobilizará o movimento. Mas se ele estiver a caminhar em direcção à máquina ou a afastar-se dela, é necessária uma velocidade de apenas 1/60 de segundo.
Se alguém atravessar a fotografia a correr ou de bicicleta ou perto da máquina quando carregar no botão, será necessária uma velocidade igual ou superior a 1/250 de segundo para imobilizar a acção; para fotografar um carro ou barco em movimento — talvez 1/500 ou 1/1000 de segundo.
A película
Utilizando uma película de velocidade média (ISO 100-200), a célula da maioria das máquinas normais de auto focus captará uma pessoa a caminhar a passo moderado ou um animal que se desloque lentamente, sem que a fotografia saia tremida. Para acções mais rápidas com iluminação fraca.
Acção imobilizada com «flash»
Dentro de casa, o flash electrónico, que geralmente dá um relâmpago que dura 1/500 de segundo, imobilizará o movimento, porque a duração do relâmpago é curta. Contudo, um flash electrónico médio apenas iluminará o objecto se este estiver até cerca de 4,5 m de distância. Por vezes, é possível «controlar» a acção. Por exemplo, numa festa de aniversário regule a sua máquina para o flash, depois diga «1, 2, 3, assopra» e carregue no botão quando a chama das velas começar a tremer.
Acentuar a velocidade
Para criar uma sensação de velocidade numa fotografia de um carro, por exemplo, ou de um esquiador, lente uma fotografia panorâmica. Fixe a velocidade do obturador a menos de 1/125 de segundo e foque sobre um ponto onde a acção será mais espectacular — por exemplo, numa curva rápida. Então, siga o objecto com a máquina, mantendo-o no centro do visor. Isto será mais fácil se utilizar tripé. Prima o botão quando o carro ou o esquiador atingirem o ponto escolhido, sem interromper o movimento de máquina, e seguindo o objecto durante mais um momento.
Como existe um elemento de sorte nestas fotografias de acção, talvez tenha de tirar várias fotografias e tentar diferentes velocidades de obturador com a finalidade de obter uma fotografia ideal do objecto perfeitamente definido contra um plano de fundo de linhas e riscos que dão a impressão de velocidade.