Um pavimento regularizado é condição essencial para assentar um revestimento.
Como regularizar um pavimento de madeira. Se as tábuas estiverem muito gastas, podem cobrir-se com placas de fibras de madeira tratadas, que pode comprar em tamanhos normalizados ou mandar cortar à medida. Comece por certificar-se de que todas as tábuas estão bem fixas introduzindo pregos de forma que as cabeças fiquem abaixo da superfície. Com uma plaina ou lixa, alise as bordas levantadas.
Dois dias antes de as assentar, humedeça a face rugosa das placas com água fria (1 1 para cada 3 m^) e empilhe-as, costas com costas, sobre uma superfície horizontal no comprimento onde vão ser aplicadas. Assente as placas com o lado mais liso para baixo e coloque-as de maneira que as juntas entre placas adjacentes fiquem desencontradas, como se vê na figura, Mantenha-as em posição com cola de contacto (v. colas) aplicada a intervalos de 30 cm e depois fixe-as às tábuas do soalho com pregos especiais — v. pregar. Para evitar foles nas placas, pregue um prego no centro de uma borda, depois acrescente um segundo e terceiro pregos distanciados 15 cm do primeiro, um de cada lado. Pregue o quarto prego em frente do primeiro a 15 cm de distância, em direcção ao meio da placa. Pregue o quinto e o sexto pregos ao lado do segundo e do terceiro, o sétimo e o oitavo em frente do segundo e terceiro, em direcção ao meio, o nono frente ao quarto, etc.
Como regularizar um pavimento de cimento. Varra o chão e esfregue-o com uma solução forte de detergente. Preencha as rachas ou fendas com argamassa, acrescentando cola PVA, conforme as instruções.
Placas de fibras de madeira. Encontre o ponto central do compartimento e coloque a primeira placa exactamente sobre ele. Depois, coloque as outras placas a volla, no sentido dos ponteiros do relógio.
Misture a massa de regularização seguindo as instruções do fabricante e aplique-a no chão, como se mostra na figura. Deixe endurecer durante 1 hora e espere de 8 a 10 horas antes de colocar o revestimento final.