Uma pie, ou empada, é basicamente uma caixa de massa que se recheia. A massa mais utilizada é a massa quebrada, podendo, no entanto, fazer-se com massa folhada, brioche, pão, etc. v. massas para tartes.
«Pie» de queijo, salsichas e espinafres
- 250 g de salsichas cortadas 3 ovos
- 300g de espinafres frescos picados
- 250 g de queijo Mozzarella ralado
- 1 requeijão pequeno
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 pilada de pimenta
- 1 pilada de alho em pó
- Massa quebrada
- 1 colher de sopa de água
Numa frigideira sobre lume médio, frite as salsichas até ficarem bem douradas. Retire da frigideira a gordura que se formou.
Guarde 1 gema e misture os outros ovos com as salsichas, os espinafres, o queijo e o requeijão, o sal, a pimenta e o alho.
Prepare a massa e divida-a em duas, uma das quais ligeiramente maior que a outra. Molde-as em bola. Sobre uma mesa ligeiramente polvilhada com farinha, estenda a bola maior num círculo de 3 mm de espessura c cerca de 28 cm de diâmetro. Forre uma forma de tarte de cerca de 23 cm com a massa e deite o preparado anterior.
Sobre a mesa polvilhada, estenda a outra bola de massa num círculo de 25 cm de diâmetro e no centro corte um pequeno círculo. Coloque a massa sobre o recheio e, com uma tesoura, corte-a a toda a volta, deixando apenas 1,5 cm de margem. Dobre esta margem excedente para baixo, pressionando ligeiramente para fazer uma borda saliente. Com uma faca, faça alguns golpes na superfície da massa.
Misture a gema que guardou com a água e pincele a superfície da pie. Junte os restos da massa, estenda-a e recorte-a para fazer desenhos decorativos. Coloque-os sobre a pie e pincele-os com a mistura de gema e água. Leve ao forno no 5 (190°C) até alourar (cerca de 1.15 horas). Espere 10 minutos antes de cortar.