Para esconder a calha de um cortinado, pode recorrer a uma sanefa de caixa feita de madeira e depois pintada ou forrada com tecido ou fazer uma de tecido igual ao do cortinado — v. também cortinados.
Sanefa de caixa: Use madeira macia de 15 x 1,30 cm para o topo e os lados. O topo deve ter pelo menos mais 10 cm do que a largura da janela, de modo que o cortinado possa cobrir ainda um pouco da parede; se possível, faça a sanefa ainda mais comprida, pois de outra maneira o cortinado não correrá completamente liberta para não se perder luz. Para o painel frontal de uma janela que tenha até 76 cm de largura, use contraplacado ou madeira prensada com uma espessura de 3 mm; se a janela for mais larga, o painel frontal deverá ter cerca de 10 mm de espessura.
Construa as duas peças laterais com uma largura de cerca de 15 cm; a altura deve ser cerca de um oitavo da altura da cortina. Faça dois furos em cada extremidade do painel de topo, Aparafuse este painel às peças laterais com parafusos de cabeça de embeber.
Faça o painel frontal com a altura das peças laterais e o comprimento do painel de topo. Fixe-o ao topo e aos lados com cola (v. colas) e pregos apropriados (v. pregar).
Se quiser, pode colocar a calha do cortinado (v. cortinados, suspensão de) na parte inferior do painel de topo, na metade posterior, de modo que o tecido dos cortinados não roce na sanefa. Monte esta cerca de 5 cm acima da janela, apoiando-a em esquadros aparafusados à parede — v. euros em paredes de fixação a superfícies.
Para forrar a sanefa com tecido, aplique uma cola à base de látex no painel frontal e coloque o tecido, fazendo-o dar a volta nos topos e colando as extremidades na face posterior.
Sanefa de tecido: Este tipo de sanefa é constituído por um folho de tecido igual ao do cortinado e é fixo a uma calha própria com auxílio de ganchos, Se as cortinas estiverem no vão de uma janela, pode colocar a sanefa à frente do vão.
Considere 4 cm de altura de sanefa para cada 30 cm de altura de cortinado, acrescentando mais 7,5 cm para a bainha inferior e outro tanto para a bainha da cabeça. Para calcular a largura, meça o varão do cortinado, multiplique esta medida por 2 ou 2,5 e some mais 6 cm para cada uma das extremidades.
Confeccione a sanefa tal como faria uns cortinados, cosendo a fita de franzir de maneira que os ganchos fiquem 5 cm abaixo do topo da sanefa já pronta. Franza puxando os cordões e a fita e coloque os ganchos.
legal!!