O vinho da Madeira é apresentado em diferentes graus de doçura, frequentemente sob a designação das castas de uvas que lhe deram origem: Sercial, Verdelho, Bual e Malvasia.
A graduação deste vinho generoso situa-se entre 18 e 20°.
O Sercial, o mais seco, de cor alam-breada e aromático, é considerado o aperitivo ideal. O Verdelho, mais doce que o anterior, tem cor alambreada e é também considerado vinho aperitivo. O Bual, de cor topázio-queimado, que se torna mais carregada com a idade, é um vinho meio doce. O Malvasia, conhecido entre os Ingleses por Malmsey, é doce e tem cor topázio-carregado. Estes dois últimos tipos são vinhos de sobremesa.
O vinho da casta Terrantez, muito raro, é de grande notoriedade. O vinho da Madeira está também ligado à preparação de variados cocktails e é, sem dúvida, o mais utilizado na cozinha nacional e internacional, sendo célebres muitos pratos e molhos em cuja confecção é necessariamente incluído.
Segue-se uma receita em que o vinho da Madeira é utilizado para aromatizar uma preparação culinária.
Rins com Madeira
tempo de preparação: / hora e 30 mi-1111 tos
Ingredientes (para 4 pessoas):
8 rins de carneiro
2 colheres de sopa de vinho da
Madeira 2 dentes de alho esmagados
75 g de margarina ou manteiga
amolecidas 1 cebola pequena picada finamente
3 colheres de sopa de salsa picada 1 colher de chá de molho inglês
1/2 colher de chá de mostarda em pó
1/2 de colher de chá de sal de alho Pimenta moída na altura
4 fatias de pão
Retire as membranas aos rins. Com uma faca afiada, abra ao meio, no sentido do comprimento, sem separar completamente. Retire todas as veias brancas e ponha de molho em leite e sumo de limão (1 hora). Na grelha untada, coloque os rins abertos e salpique-os com Madeira.
Misture a margarina com os restantes ingredientes, à excepção das fatias de pão, e espalhe sobre os rins.
Grelhe durante 6-10 minutos, consoante o gosto. Corte cada fatia de pão em dois triângulos e torre ligeiramente. Coloque um rim sobre cada triângulo, regue com o molho que se formou e sirva imediatamente.