Um pequeno pedaço de comida ou qualquer outro corpo estranho pode obstruir as vias respiratórias, provocando sufocação. As crianças também podem sufocar por meterem brinquedos dentro da boca. e os adultos por se soltarem as dentaduras postiças.
O primeiro sinal de sufocação pode ser um acesso de tosse. A vítima fará esforços para respirar, mas quando mais tentar inspirar, mais firmemente se alojará o corpo estranho. E vital agir com rapidez.
Como actuar se a vítima estiver consciente:
Retire a comida ou a dentadura solta da boca e encoraje-a a tossir. Talvez isso baste para desalojar o corpo estranho. Se tal não acontecer, ajude a vítima a curvar-se para a frente e dê-lhe quatro pancadas secas com a palma da mão entre as omoplatas. Quando a vítima voltar a respirar, faça-a sentar-se e beber água em pequenos goles.
Se se tratar de um bebé deite-o ao longo do seu antebraço de cabeça para baixo, Sustente-lhe a cabeça e o tórax com uma das mãos. Dê-lhe quatro pancadas secas entre as omoplatas com os dedos da outra mão. aplicando menos força do que no caso de um adulto.
Compressão abdominal:
Se a vítima continuar sem conseguir respirar, recorra à compressão abdominal. Esta técnica envolve riscos, pois pode provocar danos no fígado e outros órgãos internos.
Ponha-se de pé ou de joelhos atrás da vítima. Feche uma das mãos, colocando o polegar entre o umbigo e a base do esterno da vítima. Segure o punho cerrado com a outra mão e dê um puxão para si e para cima com um movimento rápido dos cotovelos. Repita quatro vezes. Verifique se o objecto desalojado se encontra na boca da vítima.
No caso de uma criança pequena, sente-a ao seu colo e utilize apenas uma das mãos para exercer a compressão. No caso de um bebé, deite-o de costas com a cabeça para trás e aplique a com-pressão apenas com dois dedos.
Se a vítima estiver inconsciente:
Se a vítima estiver inconsciente, os músculos da garganta poderão descontrair-se o suficiente para permitir a entrada de ar. Aplique a RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL. Se estiver presente uma terceira pessoa, peça-lhe que chame uma ambulância.
Se os pulmões não se expandirem ao fim de quatro sopros, role a vítima sobre o lado mais próximo de si. com o tórax contra a sua coxa e a cabeça bem puxada para trás. Dê-lhe quatro palmadas fortes nas costas.
Verifique na boca da Vítima se o corpo estranho foi desalojado. Em caso negativo, vire a vítima de costas, ajoelhe-se com uma perna de cada lado das ancas dela e coloque a palma de uma das mãos entre o umbigo e a base do esterno. Ponha a outra mão sobre a primeira e faça quatro compressões para baixo e para a frente sem flectir os braços. Verifique se o corpo estranho