Segure sempre os slides pela moldura de cartão, sobre a qual deve colocar uma etiqueta com indicação da data e do assunto. Marque todos os slides no canto inferior esquerdo da moldura para não se enganar ao introduzi-los no projector.
Como arrumar «slides»:
Guarde os slides em caixas ou cm folhas de plástico apropriadas que possam ser arrumadas cm ficheiros ou álbuns e coloque-os num local seco, escuro e fresco. Se necessário, coloque no local onde arrumou os slides pacotes de gel de sílica ou qualquer outro produto que absorva a humidade do ar.
Como projectar «slides»:
Para obter uma imagem tão boa quanto possível, projecte os slides numa sala completamente às escuras. Existem projectores de modelos variados, desde o mais simples, manual, que permite apenas a introdução de dois slides de cada vez, até aos aparelhos de controle remoto com dispositivo rotativo, que comportam 80 ou mais slides. Projecte a imagem em qualquer superfície branca e lisa, por exemplo uma parede ou um écran. Os écrans podem ter uma superfície baça ou brilhante. Nestes últimos, a imagem é mais brilhante, mas o ângulo de reflexão é tal que a audiência terá de sentar-se directamente em frente do écran, pois de outro modo verá a imagem distorcida.
Como seleccionar «slides»:
Antes da projecção dos slides, elimine os que tenham ficado muito escuros ou sido tirados com luz em excesso e ainda os que apresentem imagens sem interesse. Evite saltar ou intercalar imagens muito luminosas com outras muito escuras ou imagens horizontais com outras verticais. Coloque os slides numa sequência lógica, como quem conta uma história. v. também fotografia.