Uma pessoa tímida é, com muita frequência, alguém que espera de si próprio actuações e comportamentos incompatíveis com a sua real personalidade e que alia a essa exigência um excessivo medo do insucesso. Algumas
verificando o nível e ajustando com uma leve pancada algum tijolo que se apresente saliente.
Comece a fiada seguinte com mais tijolo. À medida que assenta cada fiada, pessoas pensam cjue deveriam sentir-se perfeitamente à vontade em qualquer situação social. Porém, quando ficam aquém dos padrões ideais que a si próprias impõem, sentem-se falhadas e incapazes de voltar a tentar relacionar–se com os outros.
Outras pessoas há que sentem uma necessidade quase compulsiva de agradar a toda a gente, o que é uma impossibilidade prática, e a menor rejeição, real ou imaginada, provoca-lhes profundas perturbações.
Procure as causas da sua timidez.
Na maioria das pessoas, coexiste um misto de timidez e de confiança. O mesmo indivíduo pode sentir-se tímido perante certas situações ou pessoas e
completamente à vontade noutras circunstâncias.
O primeiro passo para ultrapassar a timidez consiste em descobrir as suas causas reais. Durante cerca de uma semana, registe todas as situações em que se sentiu acanhado. Tome nota das pessoas envolvidas, das suas reacções, pensamentos e sentimentos, bem como do seu comportamento.
leia as suas notas algum tempo depois e verifique se delas emerge algum padrão. Que tipo de pessoas, situações ou assuntos o fez sentir-se acanhado? Quais foram os seus pensamentos, receios e sentimentos nessas circunstâncias? Porque reagiu desse modo?
Mude a sua atitude. Tente mudar os pensamentos ou sentimentos que estão na base da sua timidez. Se precisa de fazer uma pergunta ou de obter uma informação, pense com firmeza que as suas questões têm toda a razão de ser e que, como qualquer outra pessoa, tem o direito de ser informado.
Não se permita pensar, sob nenhum pretexto, que determinada pessoa não gosta de si. Diga a si próprio que, muito honestamente, você não sabe se assim e não faz sentido partir desse princípio.
Tente modificar o seu comporta-mente) cm sociedade. Fale com confiança e olhe de frente o seu interlocutor.
Imagine come) gostaria ele se comportar em determinadas situações e proceda em conformidade, mas não desespere se não for bem sucedido à primeira vez.
Aprenda a conversar. Experimente treinar novas práticas de conversação. Habitue-se a exprimir as suas ideias e sentimentos, pois isso estimula a continuação da conversa.
Dê informações sobre si próprio. Faça perguntas que dêem azo a que o seu interlocutor não se limite a responder com uma ou duas palavras.
não receie utilizar o método mais óbvio de iniciar uma conversa: «Eu chamo-me … Vive aqui há muito tempo? Qual é a sua profissão?», pois resulta quase sempre.