O mergulho de cabeça aprende-se melhor se se aperfeiçoar gradualmente. Comece por se pôr de cócoras na beira de uma piscina e estenda os braços por cima da cabeça, juntando as mãos. Baixe a cabeça e encoste o queixo ao peito. Depois, incline-se para a frente, mantendo o corpo e os braços em linha recta, e deixe-se cair na água para a frente e para baixo. Para voltar à superfície, volte as mãos e a cabeça para cima.
Mergulhar partindo da posição de pé
Coloque-se em pé, com os dedos dos pés sobre a beira da piscina, os braços por cima da cabeça e o queixo encostado ao peito. Curve-se para a frente pela cintura, mantendo o corpo e os braços alinhados, e atire-se para a frente e para baixo, entrando na água com as mãos à frente e as pernas juntas e esticadas atrás.
ATENÇÃO. Nunca mergulhe em locais de águas turvas ou cuja profundidade desconhece. São necessários pelo menos 2 m para um mergulho partindo da posição de pé. Verifique se há obstáculos debaixo de água, como rochas ou troncos. As pessoas que tenham infecções crónicas nos ouvidos ou problemas das fossas nasais devem consultar um médico se pretenderem mergulhar.