É muito fácil fazer um papagaio em forma de caixa, que voa, praticamente, com qualquer vento, com alguns materiais baratos, que pode adquirir em lojas da especialidade.
Materiais para fazer um papagaio
Oito placas quadradas de poliestireno expandido (esferovite) de 30 cm de lado; quatro fasquias de madeira de balsa de 90 cm de comprimento e secção de 10 x 10 mm; fita adesiva, cola de balsa, cola PVA, bobina de fio de nylon, cordel e uma argola, que pode ser de cortinado.
Como fazer o papagaio
Coloque quatro placas em linha, com a borda chanfrada para baixo, e ligue-as com duas tiras paralelas de fita adesiva afastadas entre si cerca de 15 cm, Deixe cerca de 5 cm de fita a mais numa ponta de cada tira.
Vire as placas e aplique cola PVA nas bordas chanfradas. Dobre as placas de modo a obter uma caixa sem tampo nem fundo, prendendo-as dos extremos com a fita adesiva que deixou a mais. Faça uma segunda caixa da mesma maneira. Deixe a cola secar.
Cole as fasquias de balsa nos cantos internos das duas caixas com cola PVA, deixando em cada extremidade, para fora das caixas, agora unidas, uma pontinha de madeira de cerca de 1,5 cm.
Ate um pedaço de fio de nylon a uma das pontas da madeira, enrole em torno da ponta do canto oposto, depois em volta da ponta seguinte e atravesse para a quarta ponta para reforçar a caixa em diagonal. Repita no outro extremo da caixa. Cubra o fio com cola de balsa nos pontos onde está enrolado e nos pontos de cruzamento.
Para que o papagaio voe bem, terá de ficar ligado à linha de lançamento por meio de linha de controle, ou «pé de galinha». Esta linha consiste num pedaço de cordel com cerca de 1,20 m de comprimento dobrado ao meio e passado em laço pela argola. Ate as duas pontas livres do cordel a duas das fasquias de balsa, de modo a formarem um V. Ligue com um nó uma ponta da bobina de fio de nylon, a linha de lançamento, à argola.
Como lançar o papagaio
Coloque-se de costas para o vento e dê puxões à linha à medida que o papagaio vai subindo. Para voar correctamente, o papagaio deve voar contra o vento num ângulo de 30-40°. Quanto mais fraco for o vento, maior será o ângulo necessário. Para regular o ângulo, deslize a argola ao longo da linha de controle, de modo a alterar os comprimentos relativos dos dois braços do cordel. Se a regulação estiver correcta, o papagaio subirá sem que o lançador precise de correr.