Os vasos de jardim ou objectos ornamentais de barro quebrados podem ser consertados com cola epoxídica, do tipo composto por um endurecedor e uma resina que se misturam na altura da aplicação para que a união fique estanque.
Modo de preparação
Esfregue cuidadosamente os bordos expostos com um pó abrasivo, lave com água e deixe secar. Para que o barro fique completamente seco, pois a cola não adere em superfícies húmidas ou sujas, guarde o objecto durante dois dias num compartimento quente.
Antes de aplicar a cola, reconstrua o objecto o melhor que puder, juntando todos os pedaços numa sequência que facilite o trabalho. No caso de haver vários fragmentos, numere-os a giz para determinar a ordem por que devem ser reunidos.
Colagem
Faça a mistura da cola seguindo as instruções e espalhe-a bem sobre as duas bordas. Faça-a penetrar nas superfícies porosas usando um aplicador ou um pauzinho afiado — por exemplo, um pauzinho de gelado. Una os pedaços e mantenha-os em posição com fita adesiva transparente. Quando haja vários pedaços a colar, cole um de cada vez e deixe secar antes de continuar, o que representa um processo moroso, pois as colas epoxi podem levar várias horas a secar.
Por uma questão de higiene, não utilize loiça de barro depois de colada, pois pelo vidrado lascado podem penetrar partículas de alimentos no material poroso, dando origem a uma proliferação de germes. Estes objectos podem, no entanto, ser aproveitados para jarras ou vasos para plantas.
onde levar uma imagem que se quebrou para que seja consertada? Feita em barro.