Taxa de juro de um crédito
A taxa de juro anual nominal resulta da soma entre a taxa de mercado (Euribor) e o spread. É este valor que incide sobre o capital em dívida e determina o valor a pagar ao banco em termos de juros.
Montantes do crédito
Os montantes de financiamento são normalmente limitados pelo valor da avaliação do imóvel. O banco empresta até uma percentagem máxima desse valor por exemplo, 80 ou 90%.
Garantias no crédito
No regime geral de crédito à habitação, os bancos exigem uma garantia real para o pagamento do imóvel – a hipoteca. Em caso de incumprimento, o credor pode pedir para executar a hipoteca, alienando o imóvel e pagando a dívida com o valor de venda (o remanescente é depois entregue ao proprietário).
É preciso constituir hipoteca da casa adquirida, construída ou objecto das obras financiadas, incluindo o terreno. Para ser válida, a hipoteca tem sempre de ser registada numa conservatória.
A hipoteca pode ser substituída, parcial ou totalmente, por uma hipoteca de outro prédio ou por penhora de títulos cotados em bolsa e, em casos excepcionais, por outras garantias consideradas adequadas ao risco em causa.
Além da constituição de uma hipoteca, pode ser preciso apresentar fiadores. A fiança é uma garantia acessória e, caso o devedor não pague as suas obrigações, um terceiro (o fiador) fica automaticamente responsável por esse mesmo pagamento. Assim, tenha muito cuidado se lhe pedirem para ser fiador.