As geleias de fruta devem ser brilhantes, transparentes, saber bem a fruta e não ser demasiado duras. As geleias, tal como os doces de fruta, ficam melhores quando feitas com fruta rica em pectina e ácido.
Prepare a fruta como para os doces e leve a ferver em água — a quantidade depende da consistência da polpa da fruta. Coza a fruta suavemente durante 45 minutos a 1 hora ou até a polpa estar bem macia e depois coe o líquido através de um saco feito de pano. O líquido deve escorrer bastante lentamente e o pano não deve ser pressionado nem torcido para evitar que a geleia fique turva.
Meça a quantidade do líquido coado e junte o açúcar. Leve a ferver, em lume forte, durante 10 minutos ou até atingir o ponto desejado. Afaste o recipiente do calor e, com uma escumadeira molhada em água fria, retire a espuma.
A quantidade de açúcar necessária depende da quantidade de pectina que a fruta contenha. Em princípio, conte com 500 g de açúcar, aproximadamente, para cada 5 dl do líquido de uma fruta rica em pectina. Não é possível referir com exactidão a quantidade de produtos resultante, que depende do estado de maturação da fruta e das substâncias que a mesma contém.
Geleia de amoras
- 2 kg de amoras
- 5 dl de água
- Sumo de 2 limões
- Açúcar
Leve a fruta a cozer, sobre lume muito brando, com a água e o sumo dos limões até ficar macia. Coe o líquido da cozedura e meça-o. Tome 500 g de açúcar por cada 5 dl de líquido e siga as instruções dadas para as geleias.
Geleia de framboesa
- 3 kg de framboesas
- 1-1,5 l de água
- Açúcar
Faça duas extracções de sumo: leve primeiro as framboesas a lume brando em 1L de água; coe o sumo e leve a polpa novamente ao lume em 5 dl de água; coe este segundo extracto. Tome 500 g de açúcar por cada 5 dl de líquido. Siga as instruções dadas para as outras geleias.
Geleia de groselha
- 2 kg de groselhas
- 1-1,51 de água
- Açúcar
Coza a fruta suavemente em 1 L de água para obter a primeira extracção de sumo. Leve de novo a polpa da fruta ao lume em 5 dl de água para conseguir uma segunda extracção de líquido. Se fizer apenas uma extracção, utilize de início 1,5 L de água. Tome 500 a 650 g de açúcar por cada 5 dl de líquido extraído.
Geleia de maçãs
- 2 kg de maçãs
- 1,5 L de água
- Açúcar
Leve a lume brando as maçãs com a água, lavadas e cortadas em fatias. Deixe cozer até obter um puré e o líquido ter reduzido um terço. Coe o líquido, e por cada 5 dl tome 500 g de açúcar.
Geleia de marmelo
- 1 kg de marmelos
- 1.5 dl de água
- 7 g de ácido cítrico
- Açúcar
Pique ou corte os marmelos em fatias. Extraia o sumo em duas extracções, seguindo as instruções gerais. Utilize 1 L de água e o ácido cítrico para a primeira extracção e 5 dl de água para a segunda. Tome 400 a 450 g de açúcar para cada 5 dl de líquido extraído.
Geleia de uvas
- 2 kg de uvas
- 1-1,51 de água
- Açúcar
Leve as uvas a cozer em lume brando em 1L de água. Quando a polpa estiver bem macia, escorra e coe o líquido. Leve a polpa novamente a lume brando em 5 dl de água. Faça a segunda extracção e tome 500 a 600 g de açúcar por cada 5 dl de líquido.