Os abrunhos são o fruto azul-escuro do abrunheiro, um grande arbusto (ou árvore pequena) que tanto pode ser espontâneo como cultivado. Os abrunhos podem ser difíceis de encontrar, mas são semelhantes às ameixas e rainhas-cláudias.
Para fazer aguardente, pese 500 g de abrunhos e pique-os com um garfo de cozinha de dentes bem aguçados. Misture-os com igual peso de açúcar e depois distribua a mistura por dois recipientes. Encha-os com aguardente e feche-os hermeticamente.
Deixe assim durante pelo menos três meses, até a bebida ter atingido a maturação, altura em que adquire uma cor vermelha. Em seguida, coe várias vezes por um pano fino ou papel de filtro até o líquido ficar transparente. Guarde num local escuro e fresco durante seis meses.
Seguidamente, apresenta-se também uma receita de geleia de abrunho c maçã.
Ingredientes para fazer a geleia de abrunho e maçã:
- 1 kg de abrunhos
- 2 kg de maçãs-reinetas
- Sumo e casca de um limão
- Açúcar
Lave e enxugue os abrunhos e tritore. Ponha-os numa caçarola com o sumo do limão, a casca e água suficiente pata cobrir. Coza em lume brando até ficarem desfeitos.
Lave e corte as maçãs e deite-as noutro recipiente com água suficiente para cobrir. Coza-as também em lume brando até ficarem desfeitas. Deixe coar de um dia para o outro por sacos de geleia escaldados ou um pano fino, não esprema os sacos porque, nesse caso, a geleia não ficará transparente.
Misture os dois líquidos e meça. Junte açúcar na proporção de 450 g para 6 dl de líquido e mexa até dissolver. Leve a ferver até atingir o ponto desejado.