Os gelados e sorvetes feitos em casa são bastante diferentes, tanto em textura como em sabor, das variedades comerciais. Fazem-se tão facilmente como um creme ou xarope. De facto, a base de um gelado é geralmente um creme enriquecido com natas. Os sorvetes têm como base uma calda de açúcar, a que se adicionam frutas em sumo ou puré.
Algumas regras para a confecção de gelados
-
1. A quantidade de açúcar é extremamente importante, pois. se exceder a indicada, o creme não gelará e, se for insuficiente, ficará demasiado duro e insípido. Deve, contudo, ter-se em conta que numa preparação doce terá de incluir uma maior quantidade de açúcar quando se destina a ser gelada. Nos sorvetes, a quantidade de açúcar, de que depende a sua consistência cremosa, é ainda mais importante.
- 2. Algumas receitas para gelados com sabor mais intenso incluem leite em vez de natas. Este deve ser, de preferência, leite evaporado e vende-se em latas.
- 3. Para solidificar um gelado, a temperatura do frigorífico deve ser a mais baixa possível, pois o gelado será tanto mais saboroso quanto mais rapidamente se processar a congelação. O recipiente e os ingredientes devem já estar gelados antes da preparação.
- 4. Algum tempo antes de servir, retire o gelado do congelador e coloque-o numa das prateleiras do frigorífico.
Gelado de baunilha
- tempo de preparação: 25 minutos
- tempo de congelação: cerca de 3 horas
- Ingredientes (para 6 pessoas):
- 2.5 dl de leite
- 1 ovo
- 2 gemas
- 100g de açúcar
- 2.5 dl de natas
- 1 vagem de baunilha
Leve o leite a ferver com a vagem de baunilha e deixe de infusão, fora do lume, durante 15 minutos. Retire a vagem de baunilha. Numa tigela, bata o ovo com as gemas e o açúcar até obter uma mistura cremosa e esbranquiçada. Adicione o leite e passe o preparado para um passador fino. Leve a cozer em lume muito brando ou em banho-maria até o creme cobrir a colher com uma fina película. Deixe arrefecer numa tigela. Bata as natas até estas ficarem cremosas, mas não duras, e junte-as cuidadosamente ao creme anterior. Deite a mistura obtida nas cuvetes do frigorífico, cubra com uma folha de alumínio e coloque no congelador. Bata o gelado e deixe novamente gelar até estar bem firme.
Se quiser fazer gelado de praline, junte ao gelado de baunilha 60 g de praline OU caramelo picado e avelãs alouradas e raladas quando retirar o gelado de baunilha para o bater, a fim de desfazer os cristais que se formam no interior. Leve novamente ao congelador.
Se quiser fazer gelado de café, junte ao gelado de baunilha 1 colher de sopa de essência de café ou de café solúvel desfeito num pouco de água fria. Bocadinhos de fruta podem ser adicionados ao gelado de baunilha a meio da congelação (solidificação).
ola gostei muito desta receita ja fiz e nota-se que é um bom gelado.
vou ter a minha festa de anivesario na quarta e decertesa que vou fazer este gelado!
obrigado
– Isso é uma seca !
– gelados só comprados !
muito bom
que delicia de sobremsas
super facil…
Muito bom!!!A minha fez isto e todos nos amamos estas receitas
Tem que por mais muitas mais
AMOVOS FOFOS
Mariana Duarte tens razao mas eu nao amo esta gente apenas as receitas querida
obrigada pela aula e preciso aprender mais sobre gelado
ainda nao fiz mas axai enteresante vou esprimentar loool
Leia ou sua familia morrera! Conheci uma menina chamada Maria Demon, ela morreu no dia das crianças, seu presente foi conhecer o Demonio, repasse em 15 comentarios ou vc ira morrer sonhando com ela É Pra ler viu
Só DEUS é poderoso , omnipotente , omnipresente, omnisciente, e sapiente. Deixe DEUS decidir o destino dos seus filhos ou melhor o nosso destino e q DEUS te perdoe por quereres tomar o lugar DELE amen
a bo o ke bo ta faze la
porcaria uma pessoa pede uma coisa andamos meia hora pra lá chegar e ficamos a saber o mesmo eu só queria fazer gelado straciatella.