Para fazer trufas você não precisa ser um mestre na cozinha. Aprenda aqui como prepará-las.
Confira também porque as trufas são consideradas um doce gourmet e como elas caíram no gosto popular, se popularizando incrivelmente nos últimos anos.
Antes de tudo, o que é uma trufa? Se você está buscando dicas para fazer trufas, então precisa saber explicar o que elas são, quando alguém provar as que você preparou.
Trufas são a essência do chocolate. Alguns chefes de cozinha dizem que a dica para saber se uma trufa é realmente boa consiste em dar apenas uma mordida na trufa.
Se nessa primeira mordida você sentir todo o sabor e intensidade do chocolate, a trufa é de boa qualidade.
Então você já recebeu a primeira dica: para fazer uma boa trufa você precisa usar ingredientes de qualidade. Ou seja: nada de chocolates hidrogenados, com alto percentual de gordura.
Não existe um único jeito de fazer trufas. Por isso é possível encontrar na internet receitas muito diferentes, que variam de acordo com o país, principalmente.
Outra variação muito comum é em relação aos ingredientes. O chocolate é quase consenso, mas há uma infinidade de opções de recheio, como pistache, nozes, avelãs, morangos silvestres, etc. Por isso, a dica para fazer trufa aqui é seguir o seu gosto.
Essa receita a seguir serve mais como uma base do que como um guia. Você não precisa seguir tudo à risca, use-a mais como uma dica para fazer trufas do que como um método definitivo.
Vamos lá? Então você vai precisar de 350 gramas de chocolate, uma caneca de nata e 100 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente.
Pique bem o chocolate, até restar somente lascas bem fininhas, mais finas do que casca de lápis.
A seguir, coloque o chocolate um pouco no fogo, em banho-maria. Pouco tempo mesmo, apenas para ele começar a virar uma pasta.
Aqueça a nata em um recipiente separado, em fogo baixo, apenas para deixá-la um pouco mais quente que a temperatura ambiente.
Retire o chocolate do fogo, adicione a nata e mexa com vigor, mas sem bater. A dica para fazer trufa é usar uma daquelas espátulas de silicone. Caso você não tenha uma na sua cozinha, uma colher de pau faz o mesmo serviço.
Mexa bem até o chocolate se incorporar à mistura. A seguir, pré-aqueça a manteiga no microondas, por 10 segundos em potência baixa.
Adicione a manteiga ao chocolate com nata e mexa devagar, para fazer uma boa mistura.
Depois que toda a mistura estiver pronta, cubra o recipiente e leve à geladeira por um dia. Para fazer uma boa trufa, a dica é apenas no dia seguinte, retirar da geladeira, colocando o conteúdo (que ainda deve estar cremoso) em uma bisnaga de confeiteiro.
Aperte devagar a bisnaga, criando as trufas em cima de uma forma. A seguir, basta passá-las na mistura de chocolate que você já havia picado, para reforçar o gosto e garantir que a primeira mordida revele todo o sabor do chocolate.
Por último, a etapa mais fácil para fazer trufas: experimentar. Mas atenção, não vá comendo todas as trufas de um jeito rápido. Aprecie o seu trabalho, lembrando de analisar a cada mordida o que faltou ou o que ficou bom, para aprimorar ainda mais a qualidade dessas trufas. Essa é a última e mais importante dica para fazer trufas incríveis.
Boa sorte!