Quem não gosta daquele pão caseiro recém saído do forno, bem quentinho e fofinho? Pois então aprenderemos dicas para fazer pão caseiro.
Muitas pessoas gostam de fazer pão, interpretam como uma terapia, desde a mistura de ingredientes até a retirada do forno.
E por mais que parece estranha, a panificação, arte de fazer pães e massas, é uma ciência. Com os cuidados certos podemos obter um alimento de qualidade, consistência e tamanhos idealizados.
Como Fazer Um Bom Pão
- Primeiro ponto é o ingrediente. Devemos escolher produtos de excelente qualidade, pois a qualidade da matéria-prima está diretamente envolvida no pão. Neste caso, as farinhas, compre sempre as embaladas em papel e o fermento que seja sempre o mais fresco possível.
- Para que o pão se desenvolva e cresça bem, a proteína que ajuda o glúten a realizar este desenvolvimento nem sempre está presente em grandes quantidades nas farinhas encontradas no mercado, existem produtos importados que facilitam esse desenvolvimento, mas seriam marcas importadas. No caso seriam necessários 9% de proteína, caso não seja localizado, podemos apostar em melhoradores de pão, encontrados em grandes mercados, normalmente ficam próximos aos fermentos.
- Observe todos os ingredientes, que sejam separados com antecedência e fiquem em temperatura ambiente.
- Cuidado com as medidas, utilize medidores padrão ou utensílios de mesmo tamanho, para que não haja doses desiguais.
- Ingredientes secos devem ser separados e peneirados, assim retiramos gomos ou qualquer outra impureza não detectada inicialmente.
- Atente que o sal controla a fermentação da massa, diminuindo seu crescimento. Acrescente por último e jamais junto com o fermento.
- Existem receitas que pedem que o fermento seja diluído com água ou leito morno, e deve ser em temperatura agradável na pele, jamais quente.
- Após juntar os ingredientes secos, acrescente os líquidos, até formar uma massa homogênea.
- Amasse bem a massa até soltar das mãos, evite misturar farinha para desgrudar mais rápido, pois é nesse processo que a massa poderá ficar dura.
- A parte em que sovamos a massa por pelo menos 10 minutos, é amassá-la com as mãos para que haja desenvolvimento do glúten, e não amassar com extrema força, pois permitirá o crescimento e o não rompimento da massa no processo crescimento.
- A arte de sovar a massa é abri-la para frente e depois trazer de volta para você. Isto é que é sovar sem machucar a massa, fazendo com que cresça adequadamente.
- Puxe as bordas e forme um pacotinho, assim deixe cresce pela primeira vez.
- Opte por deixar dentro do microondas ou no forno morno e desligado, coberta por um pano dentro de um recipiente de plástico, para que possa crescer normalmente.
- Modele o pão ou corte com uma faca lisa ou própria para separar as porções e ponha para assar, que seja em um forno pré-aquecido antecipadamente.
Com estas dicas e seguindo sua receita favorita de pão, com certeza terá um pão fresquinho, grande e leve para degustar com sua família.