Kibe, conhecido aqui no Brasil como quibe, é uma daquelas comidas que dão desejo nos momentos mais inusitados do seu dia, e essa vontade não estará satisfeita até que você o coma. Existem muitas receitas para quibe frito, mas, esta é muito fácil e perfeita para cozinheiros iniciantes. Siga as dicas abaixo e não terá como errar:
Ingredientes:
- 500 gramas de carne duplamente moída (de preferência patinho)
- 1 xícara de chá de trigo fino
- 1 cebola média bem picada
- 1 colher de sopa de salsinha picada
- 2 colher de sopa de hortelã picada
- 2 colher de sopa suco de limão
- sal e pimenta-síria a gosto
- óleo para fritar
Lave muito bem o trigo em água corrente e deixe de molho por trinta minutos. Escorra bem e esprema com cuidado para retirar o excesso de água.
Pegue 1/3 da carne moída e refogue junto com o azeite. Acrescente a essa mistura uma pitada de sal e pimenta, metade da quantidade da hortelã, da salsinha, do suco de limão e da cebola. Reserve.
Pegue a carne moída restante (crua) e também tempere com os ingredientes utilizados para a carne refogada, mas sem levá-los ao fogo. Use a outra metade dos ingredientes com essa carne crua em uma vasilha separada. Acrescente o trigo a essa mistura crua.
Aqueça bastante óleo em uma frigideira. Para saber se o óleo está bem quente, deixe um palito de fósforo dentro dele. Quando ele pegar fogo (acender sozinho), o óleo já está quente o suficiente para você começar a fritar.
Faça bolinhas com a carne crua e, depois, as molde em formato de tigela: bolinhas abertas na palma da mão. Você vai recheá-las com a carne refogada. Depois, molde os quibes em seu tradicional formato alongado.
Frite os quibes até estarem bem dourados e crocantes por fora. Escorra em papel absorvente.
Você pode fazer algumas variações, como rechear os quibes com catupiry.
Cozinhar aos poucos ou fazer as coisas devagar não se aplica a frituras. A técnica correta é ser o mais rápido possível: o quibe é mergulhado em óleo quente, preparado apenas até dourar, e depois, arrancado rapidamente para fora com uma espátula ou uma rede de arame com cabo longo, antes que tenha a chance de absorver qualquer excesso de óleo.
Uma vez que o quibe cozinha, começa a absorver o óleo em um ritmo mais rápido, de modo que a verdadeira chave para evitar que um quibe fique gorduroso é fazer com que ele frite o mínimo de tempo possível, mas, que fique cozido. Por isso, o óleo deve estar bem quente antes de mergulhar os quibes. O truque do palito de fósforo é essencial. Lembre-se também que adicionar alimentos em óleo quente fará com que imediatamente a temperatura do óleo caia, por isso certifique-se de permitir que o óleo retorne à temperatura inicial antes de colocar mais quibes para fritar. Toda vez que tirar uma leva de quibes, coloque um novo palito de fósforo e espere ele avisar quando o óleo estiver quente novamente. Assim, você irá garantir que seus quibes sempre sairão sequinhos e gostosos.