Cobertura citronela
- Açúcar em pó, 450 g
- Manteiga sem sal, 225 g
- Agua quente, 3 a 4 colheres de sopa
- Raspa de limão, q. b.
- Corante alimentar amarelo, q.b.
Batem-se demoradamente o icing sugar e a mantei¬ga até ficarem bem cremosos. Juntam-se-lhes, aos poucos, raspa de limão e a água, na qual se desfez uma pá de palito de corante.
Cobertura de coco
Quando esfriam e endurecem, as coberturas e revestimentos com base de chocolate derretido denotam por vezes tendência a esbranquiçar-se aqui ou ali. Esse contratempo elimina-se, derretendo um pedacinho de manteiga de cacau juntamente com o chocolate.
De coco fresco
Manteiga derretida, 6 c. de sopa Açúcar amarelo, 140 g Nata, 2 c. de sopa Coco fresco ralado, 1 chávena Baunilha em pó, 1 pitada.
Mistura-se tudo, barra-se o bolo e leva-se ao forno a tostar levemente.
De coco seco
- Icing Sugar, 250 g
- Coco ralado, 100 g
- Nata, clara de ovo e baunilha, q. b.
Junta-se nata ao icing sugar, aos poucos, até obter uma papa espessa, que se bate com o coco e com clara de ovo suficiente para adquirir a consistência devida. Aromatiza-se com baunilha.
Cobertura cintilante
Açúcar, 200 g Mel, 4 c. de chá Baunilha em pó, 1 pitada Essência de laranja, 8 gotas Agua quente, q. b.
Bate-se o açúcar com todos os ingredientes menos a água, que se deita, pouco a pouco, até ligar e ficar corredio e brilhante.
Cobertura gelatinada de café
- Açúcar, 200 g
- Gengibre cristalizado picadinho, 85 g Chantilly gelado, 2'fr dl Café muito forte, VU dl
- Gemas de ovos, 3
- Gelatina granulada, 2 c. de chá
Põe-se a gelatina de molho numa tigelinha em 1/2dl do café. Leva-se o restante café ao lume com o açúcar, mexe-se para o derreter, deixa-se fervinhar até ponto de pérola fraco e deita-se em fio, batendo com batedor de rodas, sobre as gemas previamente muito bem batidas, até subir e ficar fofo. Mete-se no frigorífico para gelar. Põe-se a tigelinha da gelatina sobre água quente e, assim que a gelatina se dissolver, retira-se e esfria-se. Envolve-se levemente o creme de café gelado primeiro no chantilly gelado e depois na gelatina derretida e no gengibre.
Cobertura de manteiga
- Icing sugar, 280 g
- Manteiga sem sal,
- 55 g Gemas de ovos,
- 2 Nata (ou leite),
- 1 c. de sopa Baunilha em pó
Bate-se a manteiga com a baunilha até ficar esbranquiçada, mistura-se com as gemas sem serem batidas e incorpora-se o icing sugar aos poucos, batendo bem depois de cada adição. Adiciona-se a nata (ou o leite) e bate-se sem parar até ficar na devida consistência. Também fica boa sem levar as gemas.
Cobertura de nata
Icing sugar, nata e baunilha em pó, q. b.
Adiciona-se nata ao icing sugar, batendo até obter um composto cremoso, que se aromatiza com baunilha.
A maior parte das coberturas cremosas serve igualmente para rechear bolos.
Cobertura de nozes
- Açúcar amarelo,
- 300 g Leite, 2 dl
- Manteiga,
- 2 c. de sopa Nozes picadinhas,
Reserva-se uma colher de sopa do leite e ferve-se o restante, em lume brando, juntamente com o açú¬car. Mexe-se de vez em quando, retira-se logo que começar a fazer ponto de rebuçado e adicionam-se imediatamente a manteiga e o leite que se guardou. Mexe-se muito bem e, quando amornar, liga-se com as nozes.
Em antigos livros de cozinha, encontram-se amiúde «uma canada» disto, «um quartilho» daquilo, «um arrátel» daqueloutro. Um arrátel pesa 450 g, um quartilho equivale a 1/4.
Cobertura de ovos
- Açúcar,
- 80 g Leite,
- 3 c. de sopa
- Gemas de ovos,
- 2 Aroma, a gosto
Batem-se demoradamente as gemas com o açúcar e, depois de engrossarem, incorpora-se-lhes o leite, colher a colher, sem parar de bater. Leva-se ao lume, em banho-maria, batendo sempre até tomar consistência, aromatizando então com baunilha em pó ou com qualquer essência a gosto.
Cobertura dos 7 minutos
- Açúcar,
- 300 g Agua,
- 1 dl escasso Sal,
- 1/2 de c. de chá Claras de ovos
Leva-se tudo ao lume, em banho-maria a fervinhar devagarinho, e bate-se com o batedor de rodas até subir e ficar tufado como merengue italiano, o que leva 7 a 10 minutos. Pode corar-se com pitadas de corante alimentar. Querendo a cobertura com um tom bege empregam-se 150 g de açúcar branco e 150 de açúcar amarelo. Desejando-a com chocolate — e fica bem deliciosa! —, envolve-se depois de pronta em 75 g de chocolate de tablette, previamente derretido em banho-maria e arrefecido.
Cremes para coberturas e recheios de bolos
«Chantilly» com claras
- Nata gelada durante 2 horas,
- 1/2 Claras de ovos,
- 2 Icing sugar,
- 75 g Gelatina branca,
- 2 folhas Baunilha em pó,
- 1/4 c. de café
Cobre-se a gelatina com água até amolecer. Escorre-se-lhe a água, dissolve-se em banho-maria e retira-se do lume, mas conserva-se o tachinho dentro da água quente. Bate-se levemente a nata, juntam-se-lhe a baunilha e o açúcar, bate-se e gela-se no frigorífico. Liga-se a gelatina à nata gelada, mexendo bem, e envolve-se nas claras em castelo, levemente, sem bater. Guarda-se no frigorífico até se empregar.
«Chantilly» fingido
- Manteiga sem sal,
- 125 g Icing sugar,
- 125 g Leite,
- 1/2 dl Baunilha em pó, a gosto
Bate-se demoradamente a manteiga com o icing sugar, até ficar cremosa. Adiciona-se-lhe o leite a ferver, gota a gota, batendo continuamente, sem parar.
Fica um tanto fluido, mas guarda-se no frigorífico em recipiente fechado e, passadas poucas horas, adquire belíssima consistência.
Outra versão do «Chantilly» fingido
- Leite,
- 2 dl Maisena,
- 1 c. de sopa
- Açúcar e manteiga sem sal, de cada, 160 g
- Baunilha em pó,
- 1 c. de café
Desfaz-se a farinha no leite e leva-se a lume brando, mexendo sempre, até engrossar. Retira-se e bate-se muito bem primeiro com o açúcar e com a baunilha e depois com a manteiga, até branquear.
Creme abaunilhado ou amendoado
- Manteiga sem sal,
- 150 g Icing sugar,
- 280 g Nata,
- 3 c. de sopa Sal, 1 pitadinha
- Baunilha ou essência de amêndoa, q. b.
Amolece-se ligeiramente a manteiga em banho-maria, bate-se primeiro com o sal até ficar cremosa e depois com o icing sugar, que se adiciona aos poucos. Junta-se a nata, colher a colher, batendo sempre até ficar fofo e homogéneo, e aromatiza-se com uma pitada de baunilha ou com um pingo de essência de amêndoa. Mexe-se bem e esfria-se no frigorífico, mas emprega-se antes de endurecer.
«Chantilly» clássico
- Nata,
- 4 dl Icing sugar,
- 80 g Baunilha em pó
- 1/2 c. de café
Gela-se a nata no frigorífico durante 2 horas. Bate-se com o batedor de rodas, adicionam-se-lhe a baunilha e o icing sugar, torna-se a bater até ficar espessa, mete-se no frigorífico e retira-se só à hora de se empregar. Antes de se lhe juntar o icing sugar, a nata não deve ser muito batida para não se transformar em manteiga.
Creme de chocolate
- Agua,
- 1 dl Açúcar,
- 200 g Chocolate de tablette,
- 50 g Claras de ovos,
- 2 Baunilha em pó,
- 1 pitada
Ferve-se o açúcar com a água até ponto de fio. Juntam-se-lhe a baunilha e o chocolate dissolvido em banho-maria, mexendo rapidamente, e ligam-se com as claras em castelo firme, levemente, sem bater.
Creme de chocolate amendoado
Chocolate de tablette, 200 g Manteiga sem sal e açúcar, de cada, 100 g Amêndoa pelada e pisada, 80 g Leite e baunilha em pó, q. b.
Derrete-se o chocolate em banho-maria com a man¬teiga, o açúcar, a baunilha e a amêndoa, mexendo sempre até ligar e adicionando leite, aos poucos, até obter um creme pouco espesso.
Creme de chocolate com manteiga
- Chocolate de tablette,
- 400 g Manteiga sem sal,
- 80 g Açúcar,
- 125 g Gemas de ovos,
- 3 Nata,
- 4 dl Baunilha em pó,
- 1/2 c. de café
Batem-se as gemas com a baunilha e o açúcar e deixam-se em repouso durante meia hora. Tornam a bater-se então com energia até tufarem e envolvem-se levemente primeiro no chocolate derretido em banho-maria com a manteiga e depois na nata deitada aos poucos.