A santola, semelhante ao caranguejo, mas maior do que este, é muito apreciada pelos Portugueses. Deve escolher–se pesada e viva. Depois de lavada, ate a santola com um fio forte e coza-a num caldo aromático — com salsa, louro, sal grosso e vinagre (1 colher de sopa para 1 1 de água).
Introduza a santola apenas quando a água ferver em cachão e deixe cozer durante 20-30 minutos, conforme o tamanho.
Deixe arrefecer a santola dentro do caldo da cozedura.
Como arranjar: Retire o fio e coloque a santola de pernas para o ar. Retire as pernas e pinças e com uma faça separe a parte superior da carapaça. Retire e deite fora a parte cinzenta e as guelras, certificando-se de que não deixa nenhum bocadinho dentro da casca. Raspe a carne escura para dentro de uma tigela e tire a tripa agarrada à casca, logo abaixo da cabeça. Parta as pinças e as pernas e retire a carne branca com a ajuda de um espeto. Coloque a carne escura ao meio da casca e de cada lado a branca, Sirva com maionese e enfeite com gema de ovo cozida e picada e salsa.
Como apresentar uma santola. Lave e seque bem a casca. Com uma turquês, retire a parte inferior, seguindo a linha natural. Coloque a carne escura ao meio da casca e de cada lado ponha a carne branca. Enfeite com gema de ovo cozida e picada e salsa à volta.
Como apresentar uma Santola :
1. Retire as pernas e as pinças, coloque a carapaça de pernas para o ar e separe-Ihe a parle superior.
2. Tire o corpo da casca carregando com os doir polegares.
3. Retire e deite fora a parle cinzenta e as guelras. Certifique-se de que não ficou nenhum bocadinho dentro da casca.
4. Coloque a carne escura ao meio da casca e de cada lado a branca.
Se a receita é “Como preparar e servir uma Santola” porque que a foto é de uma sapateira ???