Existem três tipos principais de massas para tartes: a massa areada, a quebrada e a folhada. Existem ainda outras massas para tartes, especialmente para tartes doces, de preparação rápida, como a massa de bolachas crua ou cozida.
As tartes podem servir como entrada com um recheio salgado ou como sobremesa com um recheio doce. Existem à venda nos supermercados massas já preparadas congeladas.
Seguem-se três receitas de massas. São inúmeros os recheios que pode utilizar, doces ou salgados — v. tartes.
Massa quebrada (base)
tempo de preparação: 10 minutos
Ingredientes
450g de farinha
ISO g de manteiga ou margarina
I ‘/.' colheres de sopa de azeite
1,5 dl de água
Sal
Peneire a farinha sobre a pedra da mesa e faça uma cova ao centro. Dentro desta cova, deite uma pitada de sal, o azeite e a manteiga ou margarina cortada em bocadinhos. Trabalhe a massa em areia grossa com as pontas dos dedos e adicione a água de uma só vez. Trabalhe rapidamente a massa só para a unir e deixe descansar, tapada com um pano, durante 30 minutos.
Estenda a massa com o rolo e aplique.
-Massa de bolachas
tempo de preparação: 15 minutos tempo de refrigeração: 2 horas
Ingredientes
250g de bolachas (Maria. Petit-Beurre.
palitos à la reine,) 150g de manteiga ou margarina 1 a 2 colheres de sopa de açúcar
(facultativo)
Envolva as bolachas em papel vegetal e introduza num saco de plástico. Esmague, com o auxílio do rolo da massa, até ficarem reduzidas a pó. Querendo obter uma massa mais fina, bata as bolachas, já depois de esmagadas, no copo misturador.
Coloque o pó das bolachas numa tigela e junte a manteiga ou a margarina derretida e o açúcar. Misture muito bem até Obter uma massa homogénea. Forre com o preparado uma forma de tarte de fundo falso e, com o auxílio de uma colher, espalme a massa em toda a superfície da forma (fundo e paredes), de modo a obter uma camada uniforme.
Leve a forma assim preparada ao frigorífico durante 2 horas.