alguns comportamentos habituais que poderá aprender como poupar no dia-a-dia.
Poupar controlando o cartão de crédito
Controlar o uso de um ou mais cartões de crédito é a primeira opção que nos surge, mas é mesmo uma das principais ferramentas que temos para impedir o descarrilamento das nossas finanças. Elimine os cartões de crédito da sua vida.
Se não o puder fazer, então deverá liquidar o total do valor utilizado no mês imediatamente seguinte, o que lhe vai permitir evitar o acumular de juros aos gastos feitos, indo acabar por evitar que acabe por pagar muito mais pelo que adquiriu aparentemente mais barato ou a custo acessível.
Caso não queira de todo eliminar o cartão de crédito da sua vida, guarde-o bem durante um par de meses e, então, poderá verificar se as suas despesas diminuem e, se sim, saberá que já está a poupar no dia-a-dia.
Sabia que se pagar com dinheiro vai poupar mais?
Uma outra forma de poupança diária é pagar tudo o que compra com dinheiro vivo. Efetue todos os pagamentos desta forma, pois assim terá a melhor noção daquilo que gasta.
Dicas bancárias para poupar
Nunca arrume as cartas do banco sem as abrir. Mensalmente, quando receber a carta, abra o envelope e confirme as despesas ao identificá-las junto com os recibos ou talões de pagamento. É necessário estar alerta pois os bancos também se podem enganar. Eis mais uma forma de como poupar no dia-a-dia, se bem que só se aperceberá no final do mês.
Os pagamentos por transferência bancária podem ser um pau de dois bicos, pois apesar de serem muito mais práticos, podem proporcionar que se perca a completa noção dos gastos que fazemos.
É claro que ter uma conta-ordenado sabe bem em qualquer altura. Mas saiba que deve, à mesma, controlar os gastos pois caso contrário só estará a gastar dinheiro que na realidade não tem. Por isso, um modo de como poupar no dia-a-dia é mesmo não gastar hoje o seu ordenado do mês seguinte. Tome as rédeas do seu dinheiro e cancele no seu banco esta opção.
poupe eletricidade no dia-a-dia
As contas da eletricidade são cada vez mais uma dor de cabeça quando nos apercebemos dos gastos que acabam por vir contra o objetivo de poupar no dia-a-dia. Saiba como pode optar por uma tarifa mais indicada para a vida familiar, podeno reduzir os custos da luz se acabar por escolher determinadas horas para pôr a funcionar os grandes eletrodomésticos.
Poupar dinheiro
Uma outra opção, muito óbvia e clara de poupar no dia-a-dia é, assim que chegar a casa, colocar todas as moedas que tiver num boião de vidro. Se não puder colocar todas, coloque, pelo menos, as de valor inferior a 20 cêntimos. Escolha um boião de vidro pois assim pode ir observando o que vai poupando aos poucos e poucos.
Dê um destino diferente a um certo valor do seu ordenado para uma outra conta e entenda isso com uma qualquer despesa. Assim, acaba por quase nem chegar a ter o dito valor na sua conta, pelo que já estará desde logo, a poupar no dia-a-dia, pois não pode gastar dinheiro que não tem.