Antigamente as persianas eram utilizadas em cozinhas e casas de banho, onde as cortinas não eram consideradas práticas, mas devido à enorme procura de interiores simples e elegantes passaram a ser usadas em todos os compartimentos. A variedade de persianas prontas a usar é actualmente bastante ampla e a escolha depende apenas do aspecto, função, tamanho, conveniência e custo.
Medir e colocar persianas
Tamanho e aplicação
As persianas prontas a usar encontram-se à venda numa grande variedade de larguras e comprimentos e podem ser colocadas nos vãos das janelas ou por fora, dependendo do estilo da mesma, do método de fixação e do aspecto pretendido. Tente aplicar as persianas de tamanhos estandardizados utilizando uma persiana mais larga numa janela onde uma sobreposição não faça diferença, ou pendurar uma de tamanho mais pequeno num caixilho, com um espaço para cada um dos lados do mesmo. Se a janela for larga coloque a hipótese de utilizar várias persianas estreitas, de modo a obter a largura correcta, aliviar o peso e torná-la mais interessante.
Em geral, as persianas são vendidas juntamente com os parafusos, suportes, cordas, travessas de madeira e instruções para a colocação das mesmas. As persianas e estores de enrolamento são presos a suportes que podem ser aparafusados ao aro da janela, parede, tecto ou topo do vão da janela.
Ajustar
Podem colocar-se à frente da janela ou num vão. Quando é colocada à frente, a persiana deve ser mais larga do que o aro da janela. Se a persiana tapar a parte inferior da janela, o comprimento não tem de ser exacto pois pode ser ajustado através de uma corda ou corrente. Adquira com a largura exacta de modo a ajustar-se ao vão, mas pode ser ajustada como anteriormente.
Colocação
Em geral, as persianas colocadas no exterior do aro de uma janela são fixas à parede, mas também podem ser fixas ao tecto se o espaço for muito limitado.
No interior dos vãos, as persianas podem ser fixas acima ou ao longo do topo do aro da janela. Também podem ser fixas no topo ou paredes laterais do vão.
Tipos de persianas
Persianas de enrolar
Presas a um enrolador de madeira ou alumínio. Uma ripa de madeira introduzida na bainha inferior da persiana dá-lhe peso e rigidez. Existem à venda kits para fazer sua própria persiana.
Estores venezianos
Lamelas horizontais unidas entre si através de um cordão ou fita e suspensas de uma “caixa”. À venda prontas a usar e feitas à medida.
Controlam e filtram a luz, deixam ver a vista e fornecem privacidade.
Estores verticais
Ideais para janelas largas, espaçosas e rentes ao chão. As “lamelas” individuais estão presas a uma calha aparafusada ao tecto, ou parede acima da janela e encontram-se unidas na parte inferior.
Outros materiais
As persianas de bambu, cana, fibra e papel são leves e fornecem um método simples e rápido de manutenção da privacidade, filtrando a luz ou criando um ambiente.
Persiana romana
As persianas romanas são versáteis e não é muito difícil fazê-las. Têm um aspecto fresco e moderno quando feitas em algodão branco liso, romântico em musselina macia e translúcida, ou rico e luxuriante em veludo.
As persianas romanas são presas a uma travessa de madeira fixada acima da janela. Marque o local onde vai ser colocada a travessa acima da janela, antes de cortar o tecido. Se a persiana for colocada no vão de uma janela, as dimensões do mesmo ditarão a largura da travessa.
Calcule o tamanho da persiana depois de acabada – o comprimento dependerá do posicionamento e do seu gosto pessoal. Se estiver a utilizar várias cores, como no caso da fotografia da página ao lado, cosa primeiro os pedaços de tecido uns aos outros. A largura deve contar com as bainhas laterais.
O comprimento inclui o comprimento da persiana depois de acabada, mais: uma margem para uma bainha em forma de bolsa na parte inferior, com o tamanho suficiente para ser inserida uma ripa de madeira; uma margem para uma bainha no topo, na qual pode coser um pedaço de fita auto-aderente; duas vezes a profundidade das bolsas (em média são utilizadas quatro bolsas, o que significa que terá de acrescentar a profundidade de oito bolsas).
Corte um pedaço de tecido de forro, e cosa-o ao painel dobrando para dentro as partes laterais, o topo e o fundo, mas deixando os cantos inferiores por coser.
Divida o painel em secções, a partir da parte inferior, para que as ripas de madeira sejam colocadas a intervalos regulares daí para cima, deixando um espaço ligeiramente mais pequeno entre a ripa do topo e a travessa de madeira. Trace as linhas dessas posições com um pedaço de giz. Utilizando cada linha como o centro da dobra, faça uma costura ao longo de toda a largura da persiana para formar uma bolsa.
Estenda a persiana e cosa uma fita auto-aderente no topo. Cosa argolas em cada um dos lados da persiana, no topo de cada bolsa. Aparafuse pitões à base da ripa de madeira, alinhados com as argolas da persiana, e um adicional para a passagem do cordão de abertura e fecho. Ate uma extremidade do cordão a uma das argolas junto à base e passe-o para cima, através das outras argolas e pitões, e novamente para baixo, para ser atado à outra argola da base, deixando cordão suficiente no topo para a abertura e fecho da persiana.
A persiana acabada ficará mais perfeita se tapar a travessa de madeira fixa à parede com um tecido a condizer, antes de a aparafusar. Agrafe um pedaço de fita auto-aderente à parte da frente da travessa, para a prender à persiana.
Persianas ou estores com recolha inferior.
Geralmente as persianas ou estores são de recolha superior, abrindo no sentido descendente.
Quem fabrica ou vende os de recolha inferior, ou seja, que abrem no sentido ascendente?
ninguem explica como retirar isso da janela
alguém pode informar onde encontrar cordão pra persiana ?