Não é suficiente apenas pintar novamente uma janela metálica ou qualquer outro objeto da mesma natureza para lhes dar um ar de novo. É necessário atacar em profundidade a ferrugem, principal causa de deterioração, para que o trabalho não seja inútil.
FERRAMENTAS
• Escova metálica
• Esponja
• Pincel
• Cartolina
• Tinta aerossol
• Tinta antiferrugem
• Tinta branca
REMOÇÃO DA PINTURA
Se a pintura das venezianas estiver muito estragada, aconselhamos a remoção total da tinta, o que acarretará sua desmontagem.
Porém, esse tipo de venezianas encontrado em prédios antigos é difícill de desmontar sem a ajuda de um pedreiro. Caso não se possa desmontá-las, use um removedor (encontrado nas casas do ramo), cuja propriedade, como o nome indica, é remover toda a pintura antiga. Pode-se também usar uma palhinha de aço para remover os focos de ferrugem.
REMOÇÃO COM ESCOVA
Se uma palhinha de aço foi usada, torna-se necessário escovar os locais com uma escova de metal para tirar todos os focos de ferrugem.
O metal deve estar completamente livre de focos de ferrugem, os quais podem permanecer mesmo sob uma pintura nova. Se a ferrugem não for muito intensa, limpe-a com a escova metálica.
TINTA ANTIFERRUGEM
A tinta antiferrugem é uma proteção suplementar àquela assegurada pela tinta normal.
Elimine toda a poeira resultante da remoção e passe aguarrás nas venezianas antes da aplicação de antiferrugem.
TINTA
Existem tintas decorativas especialmente fabricadas para proteger os objetos metálicos das intempéries e que, ao mesmo tempo, dispensam o uso de antiferrugem.
Somente após a secagem da camada de antiferrugem é que se deve passar à pintura das venezianas. Veja nas fotos as diversas maneiras de como manejar os pincéis para pintar todos os cantos.
Há, ainda, a tinta em aerossol, que é rápida e prática, exigindo apenas um manuseio regular, mantendo o spray sempre à mesma distância do objeto a ser pintado.
Filha eu te amo.
Marlene