Entre os muitos aparelhos modernamente concebidos para poupar tempo de trabalho na cozinha, as máquinas de cozinha com acessórios para funções específicas, como picar, desfiar, cortar em fatias, amassar e liquidificar, são sem dúvida as mais versáteis. No entanto, pode adquirir máquinas autónomas para desempenharem só esses trabalhos, dependendo a opção da sua conveniência pessoal.
É importante ter em conta que estas máquinas trabalham muito depressa. Para picar alimentos ou fazer puré, ligue a máquina em impulsos rápidos e descontínuos, pois as frutas e os vegetais desfazem-se facilmente. Para evitar liquefazer a carne, coloque-a previamente no frigorífico até que fique bastante fria.
Pode preparar todos os ingredientes de uma receita complicada começando pelos mais sólidos e acrescentando depois os mais moles. Para fazer pastéis, por exemplo, prepare manteiga, margarina ou qualquer outra gordura com os ingredientes secos; em seguida, deite o líquido e ponha a máquina a funcionar até obter uma bola de massa.
Para fazer sopas e purés, adicione 1,5 dl de líquido aos ingredientes sólidos cozinhados ou não — se for este o caso, não introduza ingredientes duros — e ligue a máquina 15 a 20 segundos de cada vez.
Limpe e seque todas as partes da máquina depois de a usar, seguindo as instruções do fabricante.
ATENÇÃO. Mantenha as mãos afastadas das lâminas durante a utilização da máquina. Empurre os alimentos em pedaços pelo tubo próprio e espere que o motor pare antes de abrir a máquina. Ao retirar os alimentos, segure a lâmina com uma colher de pau ou retire-a ames de inclinar o recipiente.