Existem basicamente dois tipos de máquinas de café, a máquina de café tipo filtro, que faz o chamado café da avó, e a máquina de café expresso, que tira o chamado café expresso.
Máquina de café tipo filtro
O mecanismo de base das máquinas de café tipo filtro é o seguinte: a água fria contida no reservatório é escoada lentamente através de uma conduta que a leva até ao café moído contido num filtro. Esta conduta está envolvida por uma resistência que vai aquecendo a água. Uma válvula anti-retorno impede a água quente de voltar para trás.
Depois de passar pelo filtro, a água, impregnada de café, continua a correr lentamente para a cafeteira. Por baixo desta encontra-se uma placa térmica, que mantém o café quente. O termostato e um dispositivo de segurança impedem o sobreaquecimento.
Como manter as máquinas de café tipo filtro em bom estado
Estes aparelhos são muito sensíveis à dureza da água. E conveniente descalcificá-los regularmente, com vinagre e água (em proporções iguais) ou um produto específico, Depois de terminado o processo, encha o depósito com água e ligue a máquina, para eliminar os restos de vinagre ou descalcificador. Repita a operação.
Atenção: a descalcificação só é possível enquanto ainda passar algum fio de água pela conduta! Caso contrário, o mais provável é que tenha de substituir a máquina.
Nunca utilize água previamente aquecida.
O sabor da bebida acabada de preparar pode ser negativamente afectado pelos resíduos de anteriores utilizações. Uma limpeza profunda e frequente é essencial (consulte o manual de instruções).
Componentes da máquina de café tipo filtro
- tampa de plástico
- reservatório de água (alguns têm indicação do número de chávenas)
- filtro removível
- filtro de papel (a substituir em cada utilização)
- ficha com ligação à terra
- interruptor com luz-piloto
- conduta para transporte de água fria
- cotovelo de borracha com válvula anti-retorno
- resistência isolada que envolve a conduta de água
- conduta da água quente
- saída de água quente para o filtro
- cafeteira com tampa
- placa térmica
- termostato
- dispositivo de segurança térmica
Máquina de café expresso
As máquinas de café expresso aquecem a água acima do ponto de ebulição, criando pressão a vapor. Nalguns modelos, este processo é accionado por uma pequena bomba. Sob o efeito da pressão, a água quente é projectada através do café comprimido, antes de cair directamente na chávena.
Componentes de uma máquina de café expresso
1. botão de funcionamento (on/off)
2. reservatório de água
3. bomba (existe apenas em modelos) alguns
4. caldeira
5. filtro
6. café expresso preparado
7. torneira de vapor
8. saída de vapor
muito bonito essas maquinas