Apesar de a substituição de vidros partidos ser uma tarefa comum de bricolagem, é algo que se deve aprender a fazer na perfeição.
Trabalhar com vidros de janela normais é bastante simples (embora seja necessário algum cuidado), mas substituir o vidro numa janela com vidros chumbados é difícil. Contudo, está ao alcance de qualquer pessoa com paciência e uma mente prática.
TIPOS DE VIDRO
Quase todos os vidros de janela usados nas nossas casas são normais com uma espessura de 4 mm, embora os vidros mais pequenos possam ter 3 mm e os vidros grandes 6 mm ou mais de espessura.
Os vidros grandes e vidros em áreas vulneráveis, como em portas, em painéis perto de portas ou em níveis mais baixos, são provavelmente um de dois tipos de vidro de segurança. O vidro temperado é tratado a quente para que não tenha tanta probabilidade de partir e para que, quando isso aconteça, se desfaça em pequenos fragmentos; o vidro laminado compreende duas finas camadas de vidro com uma
camada de plástico entre ambas, para que, se o vidro partir, permaneça preso na camada de plástico intermédia.
Em todos os casos, substitua sempre um vidro por outro igual. Se tiver dúvidas, retire um pedaço do vidro antigo e leve-o ao seu fornecedor para comprar outro semelhante.
COMO RETIRAR O VIDRO VELHO
Retire o vidro velho, certificando-se de que usa luvas de protecção que lhe cubram os pulsos. Apanhe os vidros e envolva-os cuidadosamente em jornais, ponha-os numa caixa de cartão e guarde-os; o vidraceiro pode aceitar vidro partido
SUGESTÃO PRÁTICA
Quando retirar vidros partidos, aplique sobre estes fita adesiva em linhas cruzadas para evitar que o vidro se estilhace.
Um velho cinzel pode ser usado para retirar toda a antiga massa de vidraceiro – não use um cinzel novo porque ficará danificado pelos pregos (ou clips numa moldura de metal) que mantêm o vidro no lugar. Retire os pregos ou clips e toda a massa de vidraceiro.
SUBSTITUIR VIDRO PARTIDO
- Retire o vidro partido usando luvas de protecção para evitar cortes.
- Use um cinzel velho para retirar a massa de vidraceiro.
- Retire os pregos velhos com uma turquês.
- Coloque uma fina camada de massa de vidraceiro no caixilho.
- Posicione o vidro novo no local com a mesma distância a toda a volta.
- Coloque os pregos com intervalos de 300mm.
- Adicione mais massa de vidraceiro e arranje-a com um chanfro de 45 graus.
- Corte o excesso no interior e no exterior. Deixe secar.
COMO MEDIR O VIDRO
Anote as medidas da largura e do comprimento da reentrância em vários sítios. O tamanho do vidro de que precisa é 3 mm menor do que o tamanho da reentrância. Se tiver dúvidas, corte um molde de cartão e leve-o ao vidraceiro. Não se esqueça de novos pregos ou clips para segurar o vidro e compre o tipo de massa de vidraceiro correcto – quer para janelas de madeira quer para de metal.
COMO INSTALAR O NOVO VIDRO
- Verifique se o vidro cabe no espaço sem bater em lado nenhum, depois coloque-o num local seguro.
- Retire uma pequena quantidade de massa de vidraceiro e amasse-a com as mãos até estar flexível; se ficar agarrada às mãos, enrole-a em jornal para retirar algum óleo. Quando estiver boa para manejar, aplique uma camada na reentrância da janela, espremendo-a na palma da sua mão entre o polegar e o indicador como se fosse pasta dentífrica.
- Coloque o vidro no lugar, apoiando-o em alguns fósforos, e pressione-o com cuidado contra a moldura até a massa estar bem espalhada na parte de trás – pressione o vidro nos lados e não no centro. Depois, coloque os pregos, fazendo deslizar a cabeça do martelo ao longo da superfície do vidro ou volte a colocar os clips.
- Retire a massa que estiver em excesso na parte de dentro do vidro.
- Finalmente, adicione mais massa de vidraceiro na parte exterior da janela, usando a mesma técnica do polegar e do indicador, até obter uma boa camada à volta do vidro.
- Pegue numa espátula e alise esta camada num ângulo de 45°, empurrando a massa para as extremidades da moldura à medida que vai passando a espátula ao longo desta. Faça esquadrias nos cantos.