Pendure um quadro num local onde a intensidade de luz, natural ou artificial, seja suficiente para que o quadro possa ser admirado sem provocar reflexos na tela, na moldura ou no vidro e onde a luz do Sol não incida directamente durante muito tempo, originando o desaparecimento gradual da cor.
Os quadros devem ser pendurados por meio de um cordão ou um cabo passado por pitões. O cabo é mais resistente, não dando de si, embora as suas extremidades devam ser bem dobradas e torcidas para não se soltarem.
Como suportar o peso
Pendure o quadro por meio de um cordão passado através de pitões aparafusados às travessas laterais da moldura a uma distancia do topo de cerca de um terço da altura do quadro. Suspenda o cordão, de modo que não fique à vista, de um gancho ou suporte fixo à parede e centrado em relação ao quadro. Nestas condições, a carga exercida pelo quadro é três vezes superior ao seu peso. Quanto mais esticado e próximo da vertical estiver o cordão, maior será a carga. Utilize um cordão de 3 mm de espessura para cargas até 4,5 kg, ou de 4 mm para cargas entre 4,5 e 7 kg. Para cargas mais pesadas, utilize cordão duplo.
No caso de um quadro de grande comprimento, pendure o cordão em dois suportes fixos à parede, próximos um do outro. De outro modo, a carga suportada por um cordão quase vertical, preso a um único suporte central, seria seis vezes superior ao peso do quadro.
Quando se trata de quadros muito pesados, utilize uma corrente, ou, de preferência, uma corrente pequena de cada lado, e pendure o quadro num ou em dois suportes, conforme o caso.
Suportes para quadros
Utilize suportes de metal ou plástico que se possam fixar à parede com pregos de cabeça atarracada ou pregos finos de aço para pendurar quadros leves ou de peso médio. Compre os suportes de tamanhos adequados ao peso dos quadros. Pode também pendurar os quadros de peso médio em parafusos de cabeça de tremoço aparafusados em buchas na parede.
Para determinar a posição do suporte ou do parafuso, segure o quadro contra a parede na posição em que pretende pendurá-lo. Depois, com um lápis, marque ao de leve na parede os cantos superiores do quadro. Pouse o quadro virado para baixo. Utilize o suporte para esticar o cordão com firmeza e meça a distância entre o topo daquele e a moldura. O cordão deve ficar esticado de modo a formar um ângulo tão agudo quanto possível com o suporte ainda dentro da área da moldura. Se necessário, aperte o cordão com um nó de ase-lha no centro.
Marque na parede o ponto central entre as duas marcas dos cantos. Na vertical desse ponto, e para baixo, meça e marque a distância entre o topo do suporte e a moldura. Pregue o suporte à parede com o topo sobre essa marca.