As cadeiras de tubagem metálica estragam-se com o uso e até quando estão guardadas durante o Inverno. Esfregue as zonas estragadas ou enferrujadas com lixa fina e depois trate-as contra a ferrugem.
Lubrifique todas as articulações móveis. Limpe o excesso de óleo para não manchar as almofadas ou a roupa.
Antes de guardar as almofadas, verifique se têm algum rasgão ou costura descosida. Cosa-as com um fio forte de cor a condizer. Guarde as almofadas num lugar seco, preferivelmente dentro de casa.
A sobrecarga que as capas das cadeiras de jardim têm de suportar é muitas vezes sustentada por cordões inseridos na estrutura metálica. Quando esses cordões se partem, devem substituir-se por tiras de borracha com ganchos fortes que se vendem nas lojas de móveis de jardim e nas lojas de ferragens.
Cadeiras de madeira
O mobiliário de madeira para jardim que fique todo o ano ao ar livre deve ser examinado na Primavera e no Outono para apurar se necessita de alguma reparação. Solte as junções que estejam frouxas batendo-lhes com um martelo de borracha — ou com um martelo vulgar, martelando sobre um pedaço de madeira — para não ferir a peça de mobiliário. Raspe a cola velha e depois aplique uma nova porção de cola à prova de água para madeira nas junções, martelando-as outra vez para as encaixar. Se o macho tiver encolhido e o intervalo não puder ser preenchido com cola, utilize antes uma pasta de reparar madeira à base de resina epoxí-dica.
A madeira envernizada em bom estado que acuse apenas os efeitos das intempéries deve ser afagada com lixa fina. Lixe a madeira no sentido do veio, depois limpe o pó e aplique uma nova camada de verniz para exterior.
Se o verniz tiver começado a lascar, retire-o com um diluente químico, lixe a madeira até ficar bem lisa e depois aplique um produto para protecção da madeira em exterior de preferência a um verniz, pois não lasca nem estala. Aplique uma velatura à base de óleo para alterar a cor da madeira.