Apesar dos avanços na sociedade actual, a verdade é que a divisão das tarefas domésticas ainda é inexistente em muitos lares.
O problema é que com a vida stressante dos nossos dias e a emancipação da mulher, que na maioria dos casos já trabalha fora todo o dia, esta divisão é cada vez mais necessária.
De modo a evitar discussões indesejáveis entre o casal, fazer um planeamento adequado em relação à divisão das tarefas e motivar o seu marido para ajudar nas mesmas é importante.
Seguem-se algumas dicas de como incentivar o marido a ajudar nas tarefas domésticas. Confira-as!
Determinar o que precisa ser feito
Faça uma lista das tarefas que precisam de ser realizadas durante a semana e quem fica responsável pelas mesmas. Desta forma, o casal vai conseguir gerir melhor o seu tempo e prioridades. Normalmente a lista de tarefas inclui:
- Limpeza das áreas comuns e privadas
- Tratamento da roupa (lavar, secar e passar a ferro)
- Compras de supermercado
- Preparação da alimentação e lavagem da roupa
- Gerir as contas e respetivo pagamento
- Jardinagem e manutenção de espaços exteriores
- Actividades com as crianças (escola, lazer, visitas ao médico, etc)
- Cuidados com os animais de estimação
Defina o grau de dificuldade de cada tarefa
Estabeleça um grau de dificuldade para cada tipo de tarefa doméstica, tendo em conta o esforço, tempo e periodicidade com que precisa de ser realizada.
Deve atribuir ao seu marido as tarefas que o estimulem e sejam adequadas à sua experiência e condição física. Por exemplo, tratar da manutenção dos espaços exteriores pode ser uma boa escolha.
Peça ajuda
Se não pedir ajuda, o seu marido pode até nem perceber que, de facto, a necessita. Tenha uma conversa com o seu companheiro para decidir quem faz o quê e para planear o calendário de tarefas. De preferência opte por ter esta pequena reunião depois de um dia bem passado ou divertido. Evite falar sobre o assunto logo após uma discussão ou quando ele está mais ocupado a fazer outra coisa, não podendo focar-se inteiramente na conversa.
Agradeça-lhe
Sempre que possível mostre-lhe o quanto aprecia o facto de dividir as tarefas domésticas e todo o empenho e trabalho que coloca nestas. Mostre-lhe o quanto a sua contribuição faz a diferença, permitindo que a família esteja mais tempo reunida.
Ensine-lhe
Ninguém nasce ensinado e se o seu marido não foi habituado desde novo a limpar uma casa, o mais provável é que até as coisas mais básicas lhe apresentem algum desafio.
Aconselhamos que o oriente em cada etapa das tarefas domésticas, motivando para melhorar nos seus pontos fracos e nunca criticando. Desta forma, vai conseguir incentivar o marido ajudar nas tarefas domésticas regularmente e não criar aversão às mesmas.
mto bom…
bommm