Vale a pena colocar rodízios em algumas peças de mobiliário que precise de mudar de lugar com frequência, dentro de uma divisão ou de divisão para divisão.
Os rodízios são pequenas rodas giratórias, à venda nas lojas de ferragens em diversos modelos e tamanhos, que permitem uma diminuição considerável do esforço necessário à deslocação de uma qualquer peça de mobiliário. Antes de mais, verifique se as pernas do móvel em questão são verticais; se não for esse o caso, não aplique rodízios.
Tipos de rodízios:
Os tipos de rodízios mais comuns são os rodízios de rodas e os de esfera. Ao adquiri-los, peça ao seu fornecedor que lhe indique qual o tipo e tamanho de rodízio mais adequado ao seu móvel.
Os rodízios de rodas podem ter rodas simples de metal ou plástico ou rodas providas com um revestimento de borracha ou nylon. Utilizam-se, por exemplo, em mesas de chá. Se o móvel a que se destinam for pesado, prefira rodízios de rodas duplas, que suportam melhor grandes cargas e são mais fáceis de manobrar.
Os rodízios de esfera, por vezes designados por rodízios de meia-lua, são concebidos para serem colocados do lado direito ou do lado esquerdo da peça a que se destinam, pelo que devem ser adquiridos em conjuntos de quatro unidades, dois rodízios direitos e dois esquerdos. Para conseguir os melhores resultados, aplique os dois rodízios esquerdos opostos em diagonal e faça o mesmo com os rodízios direitos.
Sistemas de fixação: Os sistemas mais usuais de fixação de rodízios são o de espigão (ou perno roscado) e casquilho e o de placa. Os primeiros podem ser aplicados em pequenas superfícies.